Partido Comunista do Chile apoia Michelle Bachelet nas primárias 

O Partido Comunista chileno apoiará a ex-presidenta Michelle Bachelet, que governou o país de 2006 a 2010, nas primárias que serão realizadas em 30 de junho e que definirá quem concorrerá à presidência nas eleições gerais, em novembro. 

Propagada eleições chile

O presidente do partido Guillermo Tellier afirmou que após uma longa reunião do Comitê Central, seus integrantes consideraram que a candidatura que pode cultivar mais apoio em torno a uma maioria é Bachelet. 

Entre os motivos que permitiram a decisão está que “ela manifestou um interesse em gerar uma mudança na Constituição” e que além disso, dentro das mudanças constitucionais manifestou suas intenções de mudar o sistema de eleição de representante chamado binominal e promover a reforma na educação.

Durante a reunião, com cerca de 70 militantes comunistas, o secretário-geral do partido, o deputado Lautaro Carmona, expressou que estão dadas todas as condições “para impedir que a direita continue governando”. 

O Partido Comunista manteve sua postura opositora desde 1990, durante os quatro governos da Concertação [coalizão de centro-esquerda]. A ex-mandatária do Chile e pré-candidata presidencial pelo Partido Socialista (PS), o Partido pela Democracia (PPD) e o Movimento Amplo Social (MAS) agora conta com o apoio do Partido Comunista para as primárias.

Fonte: TeleSUR