Contag realiza Grito da Terra em comemoração aos 50 anos de luta

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza nesta terça-feira (21) e quarta-feira ( 22), em Brasília, a 19ª edição do Grito da Terra Brasil (GTB), principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do país. Em 2013 o ato terá um caráter histórico, já que a entidade comemora seus 50 anos de existência.

Tradicionalmente, o GTB é promovido pela Contag, pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores familiares, assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural.

A cada edição, o Grito da Terra se torna um espaço ainda maior de proposição, reivindicação e negociação de políticas públicas para o campo e floresta, além de ser um processo mobilizador, formativo e informativo. Sua pauta de reivindicações é um documento de construção de propostas para valorizar o espaço rural como um lugar capaz de promover transformações sociais. Ela concentra demandas relativas a todas as áreas de atuação do MSTTR, inclusive que atendam a todas as idades e gênero. É construída durante o ano a partir da identificação de problemas e demandas do meio rural.

Diálogo com o governo

Ao longo das últimas semanas, toda a diretoria da Contag realizou diversas reuniões com representantes de diferentes setores do governo federal, como Cultura, Secretaria-geral da Presidência, Desenvolvimento Agrário, Educação, Saúde, Pesca, Trabalho, entre outros. Em cada um desses encontros, os sindicalistas apresentaram a pauta de reivindicações da 19ª edição do GTB, com o propósito de obter novos avanços a partir desse diálogo.

A história recente mostra que esse caminho é correto, já que os trabalhadores e trabalhadoras rurais acumularam muitas conquistas durante os últimos anos, a exemplo da criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); da desapropriação de milhares de hectares de terra para a reforma agrária; da concessão de benefícios previdenciários rurais; e da melhoria das condições de trabalho dos assalariados e das assalariadas rurais.

Exemplo

Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, o modo como a Contag se mobiliza para o Grito da Terra é uma referência para todo o movimento sindical brasileiro.

“O preparo demonstrado por cada um dos dirigentes da Contag durante todo o processo do Grito da Terra é exemplar. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais mostram isso anualmente e são reconhecidos por toda a sociedade. Esperamos que mais uma vez a presidenta Dilma os receba e possa negociar melhorias para a mulher e o homem do campo”, afirmou.

Fonte: Portal CTB, com informações da Contag