Inaugurado primeiro museu em favela no Brasil

O primeiro museu em uma favela no Brasil, o Museu da Maré, foi inaugurado no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (8), pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. Localizado na Casa de Cultura da Maré, o museu representa a popularizaç

Para a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, deputada Neyde Aparecida (PT-GO), "o comum é vermos nos museus as histórias de heróis e pessoas importantes. A partir de agora teremos a história de pessoas humildes que exerceram lideranças na comunidade", disse.

O museu tem como característica a interatividade, permitindo ao público dar sugestões e contribuições para o acervo. O acervo do Museu da Maré – que estará em construção permanente – é formado por fotografias, documentos escritos, objetos do cotidiano dos moradores da favela e por objetos históricos, doados por familiares de moradores já falecidos.

Para o público, o museu será uma experiência inovadora, pois o projeto não é pautado por uma concepção tradicional de exposições prontas e acabadas das quais o público participa apenas como apreciador.

O projeto, que integra os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva do MinC, valoriza o trabalho desenvolvido para preservação do patrimônio cultural dos subúrbios, favelas e periferias, localidades pouco reconhecidas ou mesmo desprezadas no contexto histórico nacional.

Além de valorizar a história local, o museu contribuirá para estabelecer pontes de comunicação e troca entre os diferentes patrimônios culturais existentes na cidade, favorecendo o exercício da cidadania e a participação das comunidades no processo de apropriação do seu próprio patrimônio.

Semana de Museus

No mesmo dia, foi lançada a programação da Semana de Museus 2006, que será desenvolvida de 15 a 21 de maio, em todo o país. Neste ano, a semana tem caráter especial, já que 2006 foi instituído como o Ano Nacional dos Museus.

No mês de maio de todos os anos, desde a instituição da Política Nacional de Museus, em 2003, é comemorada a Semana Nacional dos Museus. Neste ano, o tema escolhido é Museus e o Público Jovem.

Estão participando do evento 438 instituições de todos os estados e do Distrito Federal, que irão promover mais de 1.200 eventos, números que demonstram a força e o poder de articulação entre os museus.

Na programação está prevista realização de projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais, shows, gincanas e outras ações voltadas para os jovens. A semana de comemorações termina com a entrega das obras do Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro, durante solenidade com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) estará promovendo, de 16 a 18 de maio, no MHN, o Seminário Museu e Juventude: reinventando diálogos.

A Semana Nacional de Museus 2006 usa como ponto forte a atualidade, o dinamismo dos museus e a capacidade de dialogar de modo criativo com o público jovem, além de intensificar as funções de atuação dos museus com a sociedade, como a comunicação, a educação e o resgate da memória.

De Brasília
Márcia Xavier
Com informações do MinC