Telhada é intimado por juiz a explicar ameaça à jornalista

O juiz da 39ª Vara Cível de São Paulo, Rodrigo Faccio da Silva, acatou interpelação realizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e intimou o vereador e ex-comandante da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PSDB-SP), o Coronel Telhada, a depor sobre ameaça feita à jornalista Lúcia Rodrigues, então repórter da Rádio Brasil Atual, no início de março deste ano.

A entidade pediu na Justiça para que o vereador esclareça a declaração dada durante a entrevista."Eu aconselho você a tomar cuidado com o que você vai publicar, porque a paulada vem depois do mesmo jeito, no mesmo ritmo", afirmou o Coronel Telhada ao ser indagado pela jornalista sobre a possibilidade de nepotismo no gabinete do vereador.

Segundo documento, o vereador nesta fase não pode apresentar defesa, segundo o artigo 871 do CPC (Código de Processo Civil). "O protesto ou interpelação não admite defesa nem contraprotesto nos autos; mas o requerido pode contraprotestar em processo distinto", diz o artigo do CPC.

Nepotismo

No dia 1º de abril, o SJSP entrou com a interpelação judicial no Foro Central Cível João Mendes Junior contra o vereador e coronel Paulo Lucindo Telhada (PSDB). Esta ação tem como objetivo pedir explicações sobre declarações feitas por ele em uma entrevista para a jornalista Lúcia Rodrigues.

Durante a entrevista realizada pela repórter na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Telhada não gostou de uma pergunta sobre nepotismo (empregar parentes em cargo público) e disse textualmente em áudio gravado por ela: “se quiser publicar o que você não deve publicar… Eu aconselho você a tomar cuidado com o que você vai publicar. Porque a paulada vem depois do mesmo jeito, no mesmo ritmo”.

Lúcia decidiu procurar o SJSP com a gravação da entrevista e depois de uma avaliação feita pelo Departamento Jurídico da entidade, se decidiu pela interpelação judicial.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo