Franceses pedem reabilitação da Comuna de Paris

Por meio de um abaixo-assinado, endereçado ao Ministério da Educação Nacional da França, a Associação Amigos da Comuna de Paris pede a reabilitação da Comuna de Paris e dos comunardos.


O texto da petição — que pode ser aqui acessado – reivindica entre outras medidas que os programas escolares concedam a devida importância e relevo à Comuna de Paris e que a Comuna integre o calendário das comemorações nacionais.

Leia a íntegra e assine o manifesto:

Pela reabilitação da Comuna de Paris e dos comunardos

Em 18 de julho de 1880, foi adotada a lei que concedeu a anistia geral aos comunardos. Ela permitiu que estes saíssem das prisões, retornassem das deportações ou do exílio, mas, e encontra-se exatamente nisso o sentido profundo da anistia, a lei visa somente a extinguir a ação pública (apenas as punições penais) e a eliminar a pena sentenciada sem eliminar os fatos. Em nenhum caso se trata de uma revisão da condenação. É um perdão legal que visa ao silêncio, à amnésia. 140 anos após a Comuna de Paris, é mais do que chegada a hora de que a nação vá além da anistia.

É mais do que chegada a hora de reconhecer à Comuna todo o seu lugar na história universal como um vetor decisivo da conquista da República, da conquista dos direitos sociais que traduzem os valores republicanos da liberdade, igualdade e fraternidade.

É mais do que chegado o tempo de reconhecer que não se pode atribuir o menor valor jurídico aos fuzilamentos nas barricadas, às execuções em massa decididas em alguns segundos durante a semana sangrenta e às condenações apressadas de milhares de comunardos por Versalhes durante os meses que se seguiram à Comuna.

140 anos depois, se a revisão legal de todos os processos parece um procedimento improvável, demandamos como algo que tem urgência democrática a reabilitação da Comuna e dos comunardos. Ela deve se manifestar por meio de uma série de medidas concretas imediatas:

– Dar à Comuna de Paris todo o lugar que merece, na medida de sua importância, nos programas escolares.

– Inscrever a Comuna nas comemorações nacionais ;

– Indicar os nomes dos eleitos da Comuna nos edifícios da República correspondentes (Prefeituras, Ministérios) ;

– Indicar o nome dos diretores das administrações nomeadas pela Comuna nos locais dessas administrações (Assistência Pública, Correios, Moeda, Gráfica Nacional).

-Reconhecer os comunardos por meio de um significativo número de nomes de ruas, placas, monumentos.

Link para o abaixo assinado:

http://www.avaaz.org/fr/petition/Pour_la_rehabilitation_de_la_Commune_et_des_Communards