Milhomen luta pela revitalização do Parque Zoobotânico de Macapá 

O coordenador da bancada do Amapá na Câmara, deputado Evandro Milhomen (PCdoB) e o representante da Prefeitura de Macapá, Elias Araújo, estiveram esta semana no Ministério do Meio Ambiente (MMA) em busca de recursos para o projeto de revitalização do Parque Zoobotânico de Macapá. O deputado ressaltou a importância do parque. "Este é um dos maiores parques urbanos do país, com mais de 100 hectares, um espaço natural que está há 13 anos esquecido", argumentou.

Milhomen quer revitalização do Parque Zoobotânico de Macapá

Na reunião com o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, eles apresentaram os problemas que estão tornando a situação do parque mais delicada. Segundo informou a Prefeitura, a área está correndo risco de invasão e se não houver apoio do ministério em viabilizar recurso para o projeto, a cidade pode perder o parque.

Milhomen questionou sobre a possibilidade de recuperar um convênio que já havia sido elaborado, mas que foi perdido devido a falta de apresentação do projeto de plano de manejo do parque. "O recurso previsto neste convênio não contempla o necessário, mas pode iniciar os trabalhos de revitalização do parque", disse o deputado.

Elias Araújo explicou que o projeto prevê a revitalização de uma área 27 hectares, incluindo a área de conservação dos animais e projeto de paisagismo.

O secretário Gaetani disse que o ministério vai ajudar a prefeitura de Macapá a recuperar o convênio e levantou a possibilidade de encaminhar o projeto ao Fundo Amazônia, programa do Governo Federal, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que capta recursos para projetos de conservação e preservação ambiental.

Ele também disse que poderá verificar com instituições que financiam projetos ambientais, a possibilidade de abraçar o projeto do parque Zoobotânico de Macapá. Gaetani pediu que a prefeitura agilize a elaboração do projeto para apresentar ao Fundo Amazônia e do plano de manejo e colocou a equipe do ministério à disposição para acelerar o processo.

O antigo Parque Zoobotânico Municipal de Macapá, criado em 31 de março de 1997, hoje denominado Parque Natural Municipal Arivaldo Gomes Barreto, possui um área de 107,11 hectares, com grande diversidade botânica e abriga um zoológico com várias espécies da Amazônia que foram apreendidos, doados ou recolhidos pelo Ibama. O parque é uma área destinada à pesquisa, cultura, recreação e lazer público, porém encontra-se desativado há mais de 13 anos.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Evandro Milhomen