Carta de Ahmadinejad a Bush não tem relação com caso nuclear

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Hamid-Reza Asefi, disse nesta terça-feira que a carta que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, enviou ao líder americano, George Bush, não tem rela&

"A carta do presidente (iraniano) a Bush não foi enviada com o propósito de influir no caso nuclear", disse Asefi, em declarações divulgadas pela agência Irna.

O porta-voz ministerial acrescentou que seu país "tem suficientes critérios legais e jurídicos para (resolver) o caso nuclear". Asefi disse que a coincidência do envio da carta com a discussão do Conselho de Segurança da ONU sobre o caso nuclear de seu país foi apenas um acaso.

Segundo o porta-voz, "ainda não chegou o momento" de divulgar o conteúdo da nota, mas disse que isso seria feito quando fosse adequado. "É normal que haja perguntas sobre o assunto. No entanto, temos que esperar que Bush veja a carta e informe a postura de seu país (sobre ela)", disse Asefi, acrescentando achar que o destinatário deve dar primeiro sua idéia sobre a carta.

O presidente Ahmadinejad enviou na segunda-feira a carta a Bush na qual, segundo as autoridades de Teerã, o líder iraniano faz uma análise da situação atual do mundo, a origem dos problemas que afetam o Irã e as maneiras de resolvê-los.

A carta, a primeira enviada por um dirigente iraniano a um presidente dos Estados Unidos desde a Revolução Islâmica, foi recebida com desdém em Washington. O governo americano divulgou apenas alguns trechos escolhidos da carta, na tentativa de desacreditar a iniciativa iraniana.

Para o embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, o gesto "é muito típico por parte do Irã, quando se está prestes a tomar uma decisão, tentar jogar areia nos olhos dos que propõem uma iniciativa" trovejou. "A declaração de Bolton cabe mais ao seu país que ao Irã", retrucaram autoridades iranianas.

Com agências internacionais