Chico Lopes reforça defesa de permanência do Dnocs em Fortaleza

Garantir que a direção do Dnocs permaneça em Fortaleza e que o Departamento seja reestruturado e passe a contar com novos servidores e mais recursos, para atuar em prol do semiárido. Essa foi a prioridade apontada pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), no Seminário sobre a Reestruturação do Dnocs, realizado nesta sexta-feira, no Auditório do Banco do Nordeste, no bairro Passaré, em Fortaleza.

Chico Lopes criticou a proposta apresentada pelo Ministério da Integração para o futuro do Dnocs, com uma Diretora Geral em Brasília e quatro Diretorias Regionais no Ceará, no Pará, no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul. "Na prática, isso significa tirar poder de decisão do Ceará e do Nordeste sobre o Dnocs", afirmou Chico Lopes.

"Precisamos da reestruturação do Dnocs, de um maior orçamento para aplicação em obras como açudes e barragens, além da pesquisa. Precisamos também de mais valorização dos atuais servidores e de concurso para novos quadros para o Dnocs. Mas nada disso depende de uma mudança para Brasília, que só enfraqueceria o Nordeste, onde a seca é mais cruel", declarou Chico Lopes.

"A proposta do Ministério (da Integração) não deixa claro qual será o foco do Dnocs. E nós achamos que esse foco tem que continuar a ser a prevenção e combate às consequências da seca. E a seca é principalmente um problema do Nordeste, por isso a sede do Dnocs deve permanecer aqui", defendeu Lopes, que durante o seminário reforçou a campanha "Fica, Dnocs", contando inclusive com distribuição de impressos e adesivos.

Dnocs "nacionalizado"

Embora seu próprio nome já deixe expresso o caráter nacional do Dnocs, o secretário executivo do Ministério da Integração, Alexandre Navarro, realizou, no seminário, exposição sobre a proposta de "nacionalização do Dnocs". Segundo o representante do Ministério, a nacionalização traria oportunidade de contratação de 2.373 novos servidores para o Dnocs – pelo menos 700, em uma primeira fase – e o Ceará não perderia, pois passaria a contar com uma Diretoria Regional, com mais estrutura e pessoal do que a atual sede administrativa do Dnocs.

"Essa proposta é que virou a dialética do 'Fica, Dnocs'", declarou Alexandre, fazendo referência à campanha lançada pelo deputado Chico Lopes. "Com essa proposta, continuaria aqui a Diretoria Regional, junto com outras três e com uma Diretoria Regional em Brasília. O Nordeste tá ganhando, não tá perdendo", afirmou, citando 31 de agosto como prazo final para o debate sobre a proposta do futuro Dnocs, que será enviada ao Congresso Nacional, em forma de projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo.

Chico Lopes se colocou contra a proposta, destacando que o Dnocs precisa, sim, de uma carreira consolidada para seus servidores, de concurso para novos funcionários e de mais recursos para sua atuação. Mas que nada disso seria vinculado à mudança de direção administrativa para Brasília.

"Quando eles falam em Diretoria Geral em Brasília, significa que o poder de decisão sobre o Dnocs ficará fora de Fortaleza", ressaltou Lopes. "A coordenação do Dnocs e o seu poder de decisão têm que ficar no Nordeste", defendeu, sob aplausos de servidores do Departamento.

Fonte: Ascom do deputado federal