Prefeito de Delmiro Gouveia é afastado por ação do PCdoB

O prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa (PMDB), o Lula Cabeleira, foi afastado do cargo nesta quinta-feira, 11/04, por decisão do Juiz José Eduardo Nobre Carlos em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo movida pelo PCdoB de Delmiro Gouveia, por abuso do poder econômico nas eleições de 2012.

Alagoas

Com a decisão, contra a qual cabe recurso, o presidente da Câmara Municipal assume o cargo porque a decisão judicial determinou também o afastamento da vice-prefeita, filha de Lula Cabeleira, a ex-deputada estadual Ziane Costa.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas que apreciará eventual recurso, poderá convocar novas eleições para o município. As eleições municipais em Delmiro Gouveia foram muito disputadas. O candidato a prefeito pelo PCdoB, Eraldo Joaquim Cordeiro, o Padre Eraldo, obteve 48,16% dos votos, perdendo por muito pouco para o prefeito que se candidatava à reeleição. Lula Cabeleira já havia sido prefeito do município do sertão alagoano por dois mandatos anteriormente (1997 a 2004) e a partir de 2008.

A campanha de Padre Eraldo empolgou a população que acreditava em sua vitória. Hoje, com a decisão judicial, segundo o vereador pelo PCdoB em Delmiro Gouveia, Edvaldo Nascimento, a cidade está em festa, a população já aguardava esse desfecho da ação judicial.

De acordo com o advogado Raul Santos, essa decisão renova a crença na Justiça, uma decisão corajosa, isenta. Acrescentou ainda que o Juiz de Delmiro Gouveia, Dr. José Eduardo Nobre Carlos, acompanhou de perto todo o processo eleitoral e tem profundo conhecimento do que se passou. Desta forma, o advogado do PCdoB espera que o TRE seja firme, tenha sensibilidade e respeite a decisão de quem acompanhou as eleições no município, acrescentando que o Juiz de Delmiro Gouveia é muito respeitado pela comunidade jurídica alagoana.

De Maceió, Selma Villela.