Presidente do PC do B em Pedro II apresenta projetos do Centro Mandacaru na Europa

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Formação Mandacaru, da cidade de Pedro II, localizado na região Norte do Piauí passa a ser reconhecido mundialmente. A entidade foi convidada por representantes da Associazione di Solidariet

Coordenada por José Pinheiro, presidente do PC do B naquele município, o Centro Mandacarú, como é conhecido, destaca-se principalmente nas áreas de produção e práticas de ações viáveis no semi-árido.

Entre os projetos desenvolvidos estão o da Padaria Comunitária de Tapera dos Vitais, a 49 km de Pedro II, o projeto produtivo nas áreas de caprinocultura, avecultura e apicultura, além de cisternas e a implementação de energia elétrica. 

Estes projetos já são realizados em parceria com Associação Italiana e tem a contra-partida dos Governos Federal, Estadual e Municipal com acompanhamento do Centro Mandacaru. "Nos próximos dias autoridades Italianas estarão recebendo informações destes e de outros projetos desenvolvidos pela Entidade", informa um dos assessores do Centro, Neto Santos.

Para José Pinheiro, que irá apresentar os projetos na Itália, "Esta é uma oportunidade impar para Pedro II mostrar não somente o seu desenvolvimento no âmbito de produção auto-sustentável dos grupos organizados, mas principalmente para reforçar as potencialidades e riquezas de um povo, que mesmo morando numa região com chuvas irregulares é capaz de encontrar as mais diversas e concretas soluções para viver", comenta.

A criação e produção no Centro atinge diversos segmentos, desde o artesanato até a construção de pequenos empreendimentos gerando renda para famílias da região. Pinheiro vai visitar ainda quatro entidades na Alemanha para apresentar os resultados das ações apoiadas por entidades germânicas e ao mesmo tempo buscar apoio para que os trabalhos  tenham continuidade.

Pinheiro informa que está confiante de que boas e novas parcerias venham a ser firmadas nesta viagem à Europa. "Afinal todos temos um mesmo ideal: buscar juntos soluções que não somente preservem a vida, mas que criem condições de sustentabilidade permanente", finaliza.

De Teresina,
Daiane Rufino