Ministro da Unificação da Coréia do Sul viaja ao norte

O ministro da Unificação sul-coreano, Lee Jong-Seok, visitou hoje o complexo industrial de Kaesong, na República Popular Democrática da Coréia (RPDC), onde ambos os países desenvolvem projetos empresariais conjuntos, apesar da fo

Segundo a agência oficial sul-coreana "Yonhap", Lee liderou a comitiva de 160 funcionários e empresários sul-coreanos que no começo da manhã cruzou a Zona Desmilitarizada que separa as duas Coréias.

O titular de Unificação visitou na zona franca de Kaesong os trabalhos de 12 empresas da Coréia do Sul que empregam cerca de 6.500 trabalhadores norte-coreanos, número que se espera aumentar nos próximos seis anos até os 350 mil operários.

A visita tinha sido postergada em cerca de dois meses frente às reiteradas críticas lançadas pelos Estados Unidos sobre a crescente e perceptível aproximação entre Seul e Pyongyang.

Os Estados Unidos mantém forte presença militar na Coréia do Sul, e o atual regime americano exerce forte pressão, além de sustentar uma política de ameaças contra a RPDC, o que fez surgir receios na classe dominante em Seul em relação à continuidade da política de distensão com Pyongyang.

Há poucos dias, Lee rebateu com dureza as críticas do regime americano ao programa desenvolvido em conjunto na Península Coreana, advertindo os EUA de que não devem tentar derrubar o sistema de governo da RPDC e defendendo a continuidade da política de ajuda e colaboração econômica com Pyongyang, como meio de inserir a RPDC na comunidade internacional.

Segundo fontes diplomáticas citadas pela agência sul-coreana "Yonhap", a viagem de Lee a Kaesong pretende deixar claro a Washington que Seul não compartilha esse ceticismo sobre a forma com que a Coréia do Sul está abordando suas relações com o Norte.

"O principal propósito desta visita é insistir na firme determinação do governo de transformar Kaesong em um êxito", disse o Ministério sul-coreano de Unificação em comunicado.

Kaesong foi o cenário na semana passada de uma rodada de conversas intercoreanas centradas nos acordos alcançados na reunião ministerial que ambos os países realizaram em abril em Pyongyang.

Nesta viagem de hoje, Lee tinha previsto examinar alguns dos projetos anunciados então, como a exploração conjunta do estuário do rio Han, fronteira entre os dois países, e de vários complexos minerais do país.

Com agências internacionais