Uruguai homenageará 100 anos do líder comunista Rodney Arismendi

O centenário do nascimento de Rodney Arismendi, líder histórico do Partido Comunista do Uruguai (PCU) e fundador da Frente Ampla (FA), será lembrado com homenagens nos âmbitos acadêmico, político e sindical.

Fidel e Rodney Arismendi - Uruguai

Eleito primeiro secretário do PCU em 1955, ocupou o cargo até 1987, quando foi designado presidente do Comitê Central. Considerado um importante impulsor da união de forças da esquerda, foi um dos fundadores da Frente Ampla uruguaia. 

A Fundação Rodney Arismendi confirmou que na próxima quinta-feira (21), dia do nascimento do comunista, haverá um exposição fotográfica, ocasião na qual a fundação apresentará seu anuário 2012. 

Na sexta-feira (22) será lembrado pelo Senado, ao qual foi eleito em novembro de 1989, sem que pudesse ocupar o cargo pois faleceu em dezembro daquele ano.

No dia 3 de abril será homenageado na Câmara dos Deputados, a que foi eleito pela primeira vez em 1946 e reeleito em sete legislaturas consecutivas. Arismendi chegou a ser decano da Câmara, com 27 anos de atuação parlamentar ininterrupta (1946-1973).

Proscrito pela ditadura (1973-1985), não pôde ser candidato nas primeiras eleições depois da restauração dos governos civis. Autor de vários artigos jornalísticos, ele dirigiu o Diário Popular e o jornal Justiça; por causa de suas denúncias antifascistas foi alvo de 47 processos judiciais.

Durante a ditadura, Arismendi liderou o PCU na clandestinidade, até que foi detido e posteriormente expulso do país em 1975. Do exílio contribuiu para a construção do movimento de solidariedade com o povo uruguaio.

Neste período escreveu diversos livros e revistas teóricas de grande amplidão temática, com especial atenção para a filosofia, sociedade e política. Sua atividade internacional o levou a assumir tarefas de solidariedade com as lutas dos povos, participando ativamente nos debates das forças progressistas e revolucionárias do mundo.

Fonte: Prensa Latina