Netinho de Paula busca parceria com o Ministério da Cultura 

O secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Netinho de Paula, esteve em reunião nesta terça-feira, 19, com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, na Assembléia Legislativa de São Paulo para propor parcerias entre o Ministério e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. 

Netinho e Marta - Mariana Del Casalle

Durante o encontro, realizado após audiência pública sobre o Vale Cultura, o secretário ainda abordou o tema dos editais de fomento à cultura negra, lançados pelo Ministério da Cultura em 20 de novembro do ano passado, no Dia da Consciência Negra.

Durante a audiência pública realizada pela Comissão de Educação e Cultura, a ministra Marta Suplicy chegou a falar que a “se Lula fez o Bolsa-Família, Dilma está fazendo o alimento da alma com o vale cultura” e que “o ministério tem uma pauta: a inclusão do trabalhador na cultura”

Marta explicou que o vale cultura terá dois eixos. O primeiro é a demanda do trabalhador e a segunda é a produção cultural, que terá um incremento, pois o público vai aumentar com o novo benefício.

Desafios do Ministério

Marta ainda apresentou outros dois desafios de sua gestão na pasta: a implantação do Sistema Nacional de Cultura e o Pró- cultura.

Aprovado como uma proposta de emenda de à constituição (PEC 416/05), estabelece a ampliação progressiva e critérios para a transferência dos recursos públicos entre as instâncias governamentais.

“Para os governos terem acesso ao fundo do sistema o poder público vai ter que fazer um conselho e um fundo municipal de cultura, por exemplo”, defendeu a ministra.

De São Paulo,
Ana Flávia Marx,
com informações da assessoria de imprensa da Sepir-SP