Bolívia: Oruro comemora 232 anos de independência 

O presidente boliviano, Evo Morales, entregará nesta sexta-feira (1º) várias obras em Oruro como parte das comemorações pelo aniversário 232 da libertação da região. 

Virgem del Socavón - Bolívia - Oruro

Morales inaugurará o monumento à "Virgen del Socavón" – a padroeira dos orurenhos -, uma estrutura de 45 metros construída no morro de Santa Bárbara e considerada o monumento mais alto da América do Sul.

A altura da Virgem Maria boliviana a converte na maior estátua da América do Sul, sete metros mais alta que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, e cinco a mais que o Cristo da Concórdia, em Cochabamba. Atingirá a altura de 3. 845 metros acima do nível do mar.

A revolução contra os espanhóis na Vila de Oruro começou em 10 de fevereiro de 1781, como consequência da crescente rivalidade entre os europeus e os nativos.

Na ocasião, Evo Morales também inaugurará outras obras como a escola integral Santuário de Quillacas, o trecho da estrada Huari-Quillacas, o mercado "Santuário de Quillacas", e depois entregará o campo de grama sintética "Santa Cecilia", na região do aeroporto de Oruro.

Por último, inaugurará a Sede Departamental da Federação Sindical de Trabalhadores da Construção, um edifício de quatro andares, cujo interior foi remodelado e a fachada preservada.

Fonte: Prensa Latina