Sertão piauiense invade o palco do Teatro 4 de Setembro

O projeto Teatro Popular 1,99 do Governo do Piauí apresenta, nesta terça-feira (09) o espetáculo "Secante", da Companhia de Teatro Renascer. O espetáculo acontece a partir das 19h, no Theatro 4 de Setembro.

A peça "Secante" é baseada em uma obra de Fontes Ibiapina. O trabalho escolhido foi o conto 'Trinta e Dois', onde o autor demonstra todo o seu poder poético e de síntese, narrando com perfeição o episódio da seca de 1932 no interior do Piauí. Fontes Ibiapina descreve em detalhes o sertão e todo o sofrimento das pessoas para fugir da morte estampada na vegetação, na falta de água e em muita fome.

Segundo Vander Lima, diretor do grupo Renascer, a escolha desse texto foi uma forma de homenagear o escritor, já que é o mesmo nome da escola onde a história do grupo começou. A companhia leva aos palcos um dos capítulos mais marcantes da história do Piauí. Com isso, se realiza o processo de resgate da identidade e a valorização do Piauí.

A idéia de criação da Companhia de Teatro Renascer surgiu em 2001, pela iniciativa dos professores de Educação Artística da Unidade Escolar Fontes Ibiapina, escola situada no Renascença. As professoras tiveram a idéia de criar o grupo para tirar os alunos de situações de risco.