Fórum Social Temático tem início neste sábado, em Porto Alegre

Um marcha por diversos pontos de Porto Alegre (RS) marcará a abertura do Fórum Social Temático (FST), que se inicia na tarde deste sábado (26) e vai até o dia 31 de janeiro.

Leia mais:
Fórum Social Temático terá hip hop, jazz e reggae

Porto Alegre volta a ser o espaço do debate “um outro mundo possível” na 13ª edição do Fórum Social Mundial que tem início no fim da tarde deste sábado (26) e vai até a próxima quinta-feira (31).

A expectativa da organização do evento é de que 30 a 40 mil pessoas, de 25 países, se envolvam de alguma maneira com oficinas, palestras e atrações culturais. A programação ainda está sendo concluída, mas cerca de 200 atividades – entre debates, palestras, oficinas e espetáculos culturais – já estão confirmadas.

Sob o lema “Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável”, a edição de 2013 será aberta a partir das 17h de sábado (26) com a marcha do fórum. A concentração terá início às 13h, no Largo Glênio Peres, no Centro. Dali, os participantes seguem pela Avenida Borges de Medeiros até o Anfiteatro Pôr do Sol, onde ocorrem os shows de abertura do evento. A principal atração será o rapper paulista Dexter.

Extensa programação

As atividades serão realizadas em vários pontos da cidade, como o Acampamento da Juventude, Anfiteatro Pôr do Sol, Assembleia Legislativa, Casa de Cultura Mário Quintana, Largo Zumbi dos Palmares, Memorial do Rio Grande do Sul, Praça da Alfândega, Usina do Gasômetros, entre outros.

Um dos destaques da programação será o Programa Cidades Sustentáveis, coordenado pelo empresário Oded Grajew, um dos idealizadores do fórum e que confirmou presença na edição gaúcha. As atividades estão previstas para os dias 29 e 30. Outro destaque é o Fórum Parlamentar, na Câmara Municipal, com a presença de vários legisladores e entidades.

A coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, informou que a entidade contou com a adesão de 555 candidatos durante a campanha eleitoral, sendo 43 deles eleitos em cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas 20 capitais. O programa possui 12 eixos e quer trazer essa pauta para Porto Alegre. 

Para o dia 30 de janeiro, está previsto dentro da programação do Fórum um seminário com todas as secretarias municipais de meio ambiente e planejamento. 

Fórum de Mulheres

A representante do PCdoB e vereadora eleita de Porto Alegre, Jussara Cony, falou sobre a importância do Fórum de Mulheres pela Sustentabilidade, coordenado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que atua na perspectiva do desenvolvimento com sustentabilidade e destaca o papel das mulheres sob o ponto de vista de classe e de gênero.

Segundo Jussara, esse fórum tem grande importância para o desenvolvimento do país. Ela sugeriu a articulação do FSM com esse instância. Também sugeriu a realização de um Fórum Social da Saúde.

Com agências e Assessoria de Comunicação do Fórum