Maduro: “Chávez está consciente e sereno”

Depois de visitar o presidente da República, Hugo Chávez, há três dias, o vice-presidente executivo, Nicolás Maduro, informou nesta quinta-feira (17) que o chefe de Estado venezuelano está consciente de todas as fases do processo pós-operatório, em seguida à intervenção cirúrgica que sofreu em 11 de dezembro passado.

"Em termos gerais vejo-o muito tranquilo, muito sereno, muito consciente de todas as fases pelas quais tem passado no pós-operatório", declarou Maduro em uma entrevista concedida à agência Efe e que foi publicada na íntegra pelo portal Notícias 24.

Maduro, que visitou Chávez na última segunda-feira em Havana, onde se recupera da operação, explicou que "toda a fase de infecções foi controlada", referindo-se à infecção respiratória que o mandatário nacional sofreu.

Mauro agregou que a transmissão de informações acerca da saúde do presidente Chávez foi feita em função de sua liderança mundial e denunciou que, apesar dos comunicados oficiais, foram geradas matrizes de opinião contra os dados que foram divulgados.

"Hugo Chávez é o presidente e continuará sendo. Temos tido um criterio muito claro do papel que o presidente cumpre. Por isso, enfrentamos uma guerra midiática, realmente miserável sobre sua vida e sua saúde. Trata-se de um jornalismo necrófilo, cheio de maldade, que em nível mundial se instalou particularmente na Espanha, no jornal Abc, por exemplo", explicou.

Assinalou que "talvez nos próximos dias, depois da reunião com a equipe médica, se poderá dar uma resposta um pouco mais próxima da realidade sobre qual poderia ser a evolução do presidente Chávez nas próximas semanas e em que momento poderia estar em condições de voltar a Caracas".

Ao ser consultado na entrevista sobre uma suposta falta temporária do presidente Chávez, Maduro ratificou que “há um governo em vigor, um governo em funções e trabalhando".

Com Agência Venezuelana de Notícias; tradução da redação do Vermelho