Cidades do sertão nordestino vão receber ações do Projeto Rondon

A partir da próxima sexta-feira (11), 20 municípios dos Estados de Pernambuco, Piauí e Bahia receberão a Operação Canudos. A ação faz parte do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Durante 17 dias cerca de 400 rondonistas de outras regiões do país levarão ações de cidadania a essas localidades.

Cidades do sertão nordestino vão receber ações do Projeto Rondon - Ministério da Defesa

O objetivo do projeto é tornar viável a participação de universitários e professores nos processos do desenvolvimento local sustentável e do fortalecimento da cidadania em municípios mais isolados e carentes do país. A ação visa também à melhoria da qualidade de vida da população a partir de iniciativas de caráter multiplicador, o que permite melhor aproveitamento pelos moradores dos conhecimentos repassados durante a operação.

A Operação Canudos ocorrerá entre os dias 11 e 27 de Janeiro. Nesse período, os rondonistas divididos em 40 equipes vão realizar capacitação nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente.

De acordo com coordenador da Operação Canudos, coronel José Paulo da Cunha Victorio a maioria dos acadêmicos é das regiões Sul e Sudeste. Para muitos dos participantes, este será o primeiro contato com moradores daquela região que todos os anos sofrem com a estiagem. Essas particularidades servem de estímulo para o envolvimento dos estudantes e professores, principalmente, com as questões sociais dos municípios.

Para a professora Dorli Maria Schneider, da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Univates), do Rio Grande do Sul, que coordenará a equipe da Univates, o grande desafio dos rondonistas é conquistar a comunidade para participar das palestras e oficinas. Além disso, envolver nas atividades o maior número de agentes multiplicadores, como professores, profissionais de saúde e lideranças locais que darão continuidade aos trabalhos após o encerramento da operação.

Além da operação Canudos, outras duas estão previstas para este mês: Operação “2 de Julho” e Operação São Francisco. Os rondonistas da Operação 2 de Julho irão atuar no Estado do Bahia e os da São Francisco, em Sergipe e Alagoas.

Da redação em Brasília
Com informações do Ministério da Defesa