Movimentos e centrais participam de lançamento do Fórum Temático

Cerca de 80 representantes de entidades, entre elas as cinco centrais sindicais, lançaram oficialmente o Fórum Social Mundial Temático 2013, cujo tema é “Democracia e Cidades Sustentáveis”, que será realizado em Porto Alegre entre os dias 26 a 31 de janeiro de 2013. O ato ocorreu no Espaço Fórum Democrático da Assembleia Legislativa.

O período de realização do Fórum coincide com a realização do Fórum Econômico de Davos e haverá uma série de debates e oficinas como contraponto ao capitalismo que, comprovadamente, fracassou como modelo econômico.

A representante da CTB no evento foi a diretora de Formação, Eremi Melo. “A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, ao completar seus cinco anos de existência, tem a honra de compartilhar com os demais companheiros e companheiras do movimento social organizado, as lutas pela democracia de fato em nosso país. Vivemos um momento de ataque à democracia. Precisamos elevar os debates para manter as conquistas que lutamos para assegurar até aqui. Precisamos, de fato, ampliar a nossa democracia”, discursou Eremi Melo.

O prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, presente no lançamento, fez questão de manifestar seu apoio ao evento. “Desde a edição do primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, a Prefeitura tem sido uma parceira inestimável para que o Fórum se realize. Ao longo de todas as edições isso tem acontecido, mantendo-se a autonomia plena do Fórum Social Mundial em relação ao poder público. Minha presença aqui é para ratificar a visão de quem deseja, em nome da cidade de Porto Alegre, que o Fórum Social Mundial Temático volte a acontecer com toda a sua plenitude, sendo mais uma vez um exemplo de vanguarda que se sobrepõe claramente a outros fóruns existentes, especialmente o que acontece em Davos, para que a gente possa discutir esse tema tão fantástico: Democracia e Cidades Sustentáveis”, disse Fortunati.

“As cidades, felizmente, hoje ganham importância cada vez maior ao olhar de todos. É na cidade que o cidadão vive, trabalha, faz as suas reivindicações e resolve as suas necessidades. A cidade é cada vez mais protagonista da qualidade de vida que nós temos que oferecer aos cidadãos, onde a questão da democracia é, indiscutivelmente, um tema fundamental”, avaliou o prefeito de Porto Alegre.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, lembrou que ao longo dos anos, Porto Alegre tem quebrado todos os paradigmas e barreiras e demonstrado que há espaço para todos. “O falecido deputado e presidente do Congresso Nacional, Ulysses Guimarães, dizia que o cidadão não mora dentro do palácio; o povo mora nas cidades. E no Brasil, infelizmente, a realidade é outra: na divisão dos impostos, quem menos recebe são os municípios e seus cidadãos. Nós temos que ter um pouco mais de igualdade e uma distribuição mais justa para atender as necessidades da cidadania. E eu coloco a Assembleia à inteira disposição para receber todos os povos do mundo que vierem novamente a Porto Alegre. Isso é importante para todos nós”, concluiu Postal.

A prefeitura de Porto Alegre investirá cerca de R$ 4 milhões no Fórum, que será preparatório ao Fórum Social Mundial 2013, que será realizado em Túnis, capital da Tunísia. O calendário de eventos prevê a abertura na manhã de 26/1, com a tradicional marcha de todos os participantes à tarde e um show artístico à noite. Entre 26 e 30 haverá uma série de debates, oficinas e atividades. O encerramento ocorrerá dia 31/1.

Os locais dos eventos, além da Assembleia Legislativa, serão no Acampamento da Juventude, na Aldeia da Paz, no Anfiteatro Por-do-Sol, no Largo Zumbi dos Palmares, na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega e na Escola Parobé ou Rio Grande (Forinho).

Fonte: CTB