Medalhista pan-americana gosta da vida na Vila Olímpica

Medalha de ouro no Pan-americano de Caracas, em 1983, na prova de heptatlo (atletismo), Conceição Geremias conhece bem o dia-a-dia na Vila Olímpica. Sua vida é dedicada ao esporte. Ela é pentacampeã na prova, participou de três Olimpíadas (Moscou-

Para ela, as vitórias esportivas são o resultado de muito treinamento, de muita dedicação. ''Na preparação para o Pan, você tem que deixar tudo para dedicar-se somente àquilo que almeja. Precisa ter muita concentração. Tem que dar um 'entre parênteses' na vida e colocar o treinamento como prioridade'' afirma.


 


 


Conceição acha que essa situação só se modificia após a chegada à Vila Olímpica. Nessa hora, o(a) atleta tem que descontrair um pouco porque ''se ficar só pensando na competição, acaba pirando''. Ela considera positivo o fato de os organizadores preocuparem-se em colocar atividades de recreação e lazer para que os competidores não fiquem com a idéia fixa na participação no evento, pois avalia que isso não é bom para o atleta. ''Eles procuram fazer da vila um local de confraternização. Tem cinema, shopping, igreja… Uma série de coisas para que os atletas não fiquem muito isolados, nem se sintam presos'', diz Conceição.


 


 


A atleta gosta da vida na Vila Olímpica, ''eu sempre fiz muita amizade com atletas de outros países. Há alguns, como os norte-americanos, que são fechados. Mas a gente sempre acha gente legal. Tem paquera para aqueles que estão livres, que não têm compromissos. Eu conheço casos de gente que se casou após um relacionamento que se consolidou nos jogos''.


 


 


Atualmente, Conceição Geremias trabalha no departamento de Esportes da Prefeitura de Campinas (SP) e seu recorde, de 6.017 pontos, permanece imbatível. Ela ressalta que depois de realizar o sonho de participar de um pan-americano, todo atleta deve se esforçar para repassar isso para os mais novos e assim trazer um número cada vez maior de adolescentes para o esporte. ''É preciso mostrar aos jovens e adolescentes a importância da prática do esporte, e o seu valor para uma vida com qualidade, pois isso pode desviá-los do caminho das drogas'', resume.


 


 


Desde 1964, as mulheres disputam a prova de heptatlo e os homens, decatlo. As provas são disputadas em dois dias e vence quem tiver obtido a maior pontuação. Na competição feminina, no primeiro dia disputam-se os 100m com barreiras, salto em altura e arremesso de peso. No segundo dia, 200m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos.


 


 


No Pan 2007, a equipe brasileira de heptatlo será composta pelas atletas Elizete Marques da Silva (de Londrina/PR) e Lucimara Silvestre da Silva (de São Paulo/SP).


 


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.