Força militante comunista: Portal da Organização completa 2 anos

O Portal da Organização faz dois anos neste novembro de 2012, onde o PCdoB vem de uma vitória importante nas eleições.

Dois anos em termos editoriais são muito pouco. Em termos de organizar uma força política, com estratégia clara, identidade definida, orientação política protagonista é um nada. Principalmente se falarmos de organizar uma rede atuante de militantes e quadros convictos de que um novo socialismo é possível.

Pois bem, se fosse fácil não era o caso de se lançar à obra. Uma obra desse porte precisa de impulsos generosos da consciência avançada, e só progride mediante consciência. Nós nos lançamos e queremos vencer.

O Portal integra um elenco de iniciativas da política de organização do PCdoB que apenas dá seus primeiros passos, apesar de se beneficiar com todo um acúmulo estratégico próprio da corrente dos comunistas. Falamos de dirigir o partido organizativamente essencialmente por uma política de quadros atualizada. Retomamos a consigna de dotar o partido de uma rede organizativa de base articulada e plugada na realidade viva da sociedade. Falamos de utilizar amplamente a rede da internet para essa articulação, como via de duas mãos entre dirigentes e bases. Mostramos, por opção política, que isso precisa ser focado essencialmente nos comitês municipais das maiores cidades do país, forjando ampla rede de quadros intermediários articulados com a orientação nacional.

Dotamos, para isso, o trabalho de organização de instrumental apropriado. A Gestão Integrada, para garantir informação adequada e atualizada ao trabalho de direção de todos os níveis. A Rede Vermelha e a Rede Quadros, para conhecer de fato os efetivos.

Em tudo isso, e com papel articulador, se inscreve o Portal da Organização. Dizíamos, ao primeiro ano de vida dele, em 2011, que era o caso de transformá-lo numa “ferramenta de ‘rede militante, entre os militantes da base’, com Fóruns atuantes, opiniões dos quadros e militantes em grande escala, bem como as noticias das bases que ainda não são amplamente compartilhadas”. Capazes de propiciar “que as Organizações partidárias se cadastrem e também seus membros para, por meio das postagens no Portal, combinarem diretivas e ações, debaterem os rumos da construção partidária… para compartilhar interessantes experiências que podemos compartilhar no intuito de enraizar e estender o Partido”.

A questão segue posta, entre exigência e possibilidade. É sempre desigual o acúmulo de consciência e experiência na construção partidária; lentamente as experiências decantam e se estabelecem no imaginário e prática de um coletivo.

Aos dois anos de vida, o Portal segue no seu intuito. Aquele de não esmorecer no permanente esforço de erigir uma força militante comunista desde a base em sua ligação direta com o povo trabalhador, e por meio dos quadros que fazem a ligação entre eles e o conjunto das direções. Ele quer se estabelecer como parte do panorama normal da vida de um militante ou quadro que precisa se organizar e agir, a si e ao coletivo. Isto, como em tudo na vida dos comunistas, depende de cada um de nós. O Portal existe para isso e buscará, pelos anos próximos, ir ao encontro dessa necessidade.

Parabéns Portal da Organização!