Após Jejum, PCdoB de Jundiaí elege Rafael para Câmara

Professor de física formado pela USP, Rafael Purgato é o primeiro vereador do PCdoB eleito em Jundiaí após o período da redemocratização. Aos 29 anos, ele é um dos mais jovens parlamentares da cidade e inaugura nova fase para o PCdoB no município

Rafael Purgato - divulgação

De acordo com o presidente do PCdoB em Jundiaí, Tércio Marinho, o partido começa a colher os frutos da eleição de Rafael e também da candidatura a prefeito de Pedro Bigardi, que foi o candidato mais votado da história local no primeiro turno.

“Nas duas últimas semanas fomos procurados por lideranças do movimento de mulheres, juventude, educação e alguns já se filiaram”, contou Tércio. Ele complementou dizendo que a eleição de Rafael “foi um avanço significativo e a prova de que o partido está no rumo certo”.

Trajetória comunista

Quadro do PCdoB desde 2007, Rafael esteve na Câmara Municipal de Jundiaí na última terça-feira para começar a se familiarizar com o legislativo. “Conhecemos a rotina da Casa e também conversamos com funcionários. Tem muita coisa para aprender antes da posse”, disse Rafael.

Natural de Jundiaí, Rafael começou a militância política na USP. Atuou nos movimentos em defesa da universidade, valorização dos professores e assistência estudantil. Quando chegou ao PCdoB passou a militar na União da Juventude Socialista (UJS).

“Ajudei a organizar o partido na cidade e também atuei na campanha do Pedro (Bigardi) a deputado estadual. Essa trajetória no partido fez com que filiados e militantes me dessem o apoio nesta eleição”, afirmou.

Ao lado da militância no movimento de educação, Rafael também dá aula em escolas da rede pública e privada de Jundiaí.

“Tive muito apoio dos meus alunos, de professores e também do movimento de aposentados em geral. Quando me candidatei em 2008 muitos do meus alunos ainda não podiam votar. Neste ano, eles puderam votar em mim”, lembrou Rafael.

Atuação parlamentar

Educação, Esporte, Cultura e Lazer são alguma das áreas em que atuará Rafael. Ele destacou algumas ideias defendidas durante a campanha como a criação do plano municipal de educação e de um programa para fortalecer a faculdade de medicina.

“A prefeitura criaria junto com a faculdade de medicina um programa de formação de especialistas para que atuem na rede básica de saúde reduzindo a falta de médicos para os atendimentos”, explicou Rafael. O programa seria executado através da oferta de bolsas.

Rafael está confiante no desempenho de Pedro Bigardi no segundo turno e se prepara para ser a liderança do candidato na Câmara. “Estarei lá para defender um projeto construído nos últimos cinco anos com o partido e com o Pedro aqui em Jundiaí”, ressaltou.

De São Paulo, Railídia Carvalho