Colombiano Carlos Amastha é eleito prefeito de Palmas

Colombiano naturalizado é primeiro estrangeiro eleito para uma capital. Candidato do PP derrotou Marcelo Lelis (PV). Cidade não tem 2º turno.

O candidato do PP, apoiado também pelo PCdoB e PPS, Carlos Amastha, empresário colombiano do ramo de shoppings que se naturalizou brasileiro, foi eleito neste domingo (7) prefeito de Palmas, capital do Tocantins.

Nascido em Barranquilla (Colômbia), ele é o primeiro estrangeiro eleito para governar a capital de um estado brasileiro.

Com 99% de urnas apuradas às 18h24, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que ele venceu a eleição. Até esse horário, com 59.555 votos, ou 49,64% do eleitorado, não havia mais possibilidade de Amastha ser superado pelo deputado estadual Marcelo Lelis (PV), que teve 51,894 votos, ou 43,25% dos eleitores.

Em Palmas, não há segundo turno. Para isso, pelas regras eleitorais, o município tem de ter mais de 200 mil eleitores. Segundo o IBGE, Palmas possui 228 mil habitantes e, conforme dados do TRE-TO, cerca de 150 mil eleitores.

Além de Carlos Amastha e Marcelo Lelis, também concorreram à Prefeitura de Palmas Luana Ribeiro (PR), Doutor Luciano (PRP), Professor Adail (PSDC), Fábio Ribeiro (PTdoB) e Abelardo Gomes (PSOL).

Com agências