Embrapa quer aproveitar Copa 2014 para divulgar mandioca

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pretende aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para divulgar a riqueza da produção agrícola e do patrimônio alimentar do país. A mandioca foi escolhida como um dos alimentos que representam a biodiversidade nacional. A proposta foi apresentada esta semana ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em reunião com representantes da Embrapa.

Embrapa quer aproveitar Copa 2014 para divulgar mandioca

Os idealizadores do projeto estudam a realização de festivais gastronômicos, para demonstrar a viabilidade da produção e do consumo, e de exposições com material de divulgação sobre os produtos derivados da raiz. “A ideia é também produzir avanços na pesquisa para serem apresentados durante o megaevento esportivo”, explicou o pesquisador Joselito Motta.

Os pesquisadores apresentaram ao ministro um copo biodegradável feito de fécula de mandioca. Aldo Rebelo também foi presenteado com uma placa de reconhecimento ao apoio à produção agrícola.

“O preconceito e a má informação de gente inculta, não em relação ao sabor, e sim ao produto, porque está associado a comida de pobre, fizeram com que sua cadeia produtiva fosse quebrada. Podemos gerar um novo mercado com esse alimento rico em carboidratos”, disse o ministro, acrescentando que a mandioca é um item importante na alimentação balanceada dos atletas.

Além do pesquisador Joselito Mota, participaram da reunião com o ministro a presidente da Organização das Cooperativas de Alagoas, Marcia Túlio e Alberto Vilarinhos e Arnoldo Medeiros, chefes de Transferência de Tecnologia.

Da redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte