Uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no mundo

Segundo a OMS, 5% das pessoas no mundo tentam suicídio pelo menos uma vez na vida; relatório publicado pelo órgão aponta um milhão de mortes por ano, número maior que as vítimas de guerra e homicídios.

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Dia Mundial de Prevenção de Suicídio, estudo publicado nesta segunda-feira (10), em Genebra, aponta um milhão de mortes por ano, o que corresponde ao número maior que as vítimas de guerra e homicídios.

De acordo com o órgão, os países do Leste da Europa, como Lituânia ou Rússia, registram as taxas mais elevadas. Os índices mais baixos estão na América Central e do Sul, em países como Peru, México, Brasil ou Colômbia. Com taxas médias, aparecem Estados Unidos, Europa e Ásia.

O relatório também destaca que o número de tentativas de suicídios é ainda maior, cerca de 20 milhões por ano. Segundo a OMS, 5% das pessoas no mundo tentam suicídio pelo menos uma vez na vida, o que torna a questão um problema de saúde de extrema importância.

Durante o lançamento do documento, foi anunciado que “o suicídio é uma das grandes causas de morte no mundo e durante os últimos anos, sua taxa aumentou em 60% em alguns países”. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos é a segunda causa de morte, mas também tem números elevados entre pessoas mais velhas.

Fonte: Radioagência NP