Ismael: Prepara uma avenida (Paulista) que a gente vai passar

Fiquei muito entusiasmado com a pesquisa do Instituto DataFolha sobre a corrida eleitoral na cidade de São Paulo. Por mais que possa parecer estranho, acredito que Haddad chegará ao final do primeiro turno liderando as pesquisas!

Por Por Ismael Cardoso, no Portal da UJS

Serra, “pendurado na brocha”

O pior dos mundos para um candidato é começar a eleição liderando as pesquisas e ir perdendo pontos à medida que a campanha vai esquentando, isto revela que a tal liderança não passava apenas de um desconhecimento do eleitorado em relação às alternativas para seu valioso voto.

No caso de José Serra (“o coiso”) a situação é realmente desesperadora, conhecido por 98% do eleitorado da cidade, tem uma rejeição de 38% (em ascensão), 26% de intenção de votos – em descenso (já teve 30%) –, ou seja, ta devendo 12% para o Data Folha (sic)! Literalmente “pendurado na brocha”.

Russomano

Com a alta rejeição de José Serra, por motivos que todos já conhecem e não vou trata-los aqui, alguém teria de surgir como alternativa imediata, Celso Russomano se apresentou, é uma pessoa muito popular na cidade, tinha programa de televisão diário, não à toa, segundo o próprio instituto Data Folha, Russomano é conhecido por 94% dos entrevistados, outro dado apresentado pela pesquisa é que o candidato surfa na falta de informação do eleitorado petista.

Ser popular não basta para vencer em São Paulo, Lula mesmo nunca venceu, é preciso ter densidade eleitoral e um forte arco de alianças, e isso Celso Russomano não tem, aliás, o que pode lhe dar votos também pode lhe tirar, chama-se Igreja Universal do Reino de Deus e Rede Record de Televisão. Seu partido, o PRB, tem relações íntimas com ambas, não tenho absolutamente nada contra, quem tem é a classe média paulistana e a Rede Globo, a Folha de São Paulo, o Estadão, a Revista Veja e a elite financeira da Avenida Paulista.

Meu amigo Russomano, você se esqueceu do que “o coiso” fez com a Roseana? E com o Aécio? O Alckimin?

O pacto de não agressão valia até o momento que ele liderava as pesquisas, agora é cada um por si e Deus por ele, pois, ele é de todas as religiões e contra o aborto e bolinhas de papel!

Haddad

Recentemente o Estadão publicou extensa matéria sobre o voto na cidade, asseverou o que todos já sabiam, independente do candidato, o PT tem um terço dos votos na cidade.

Fernando Haddad é candidato jovem, no geral isso ajuda, o Prouni é um programa de grande sucesso no Brasil inteiro, construiu 14 universidades federais, 224 escolas técnicas, entre outras coisas, por tanto, vai se apresentando como jovem com experiência.

De acordo com a pesquisa Haddad tem 8% (subiu 1%) de intenções de voto, 15% de rejeição, mas, somente 64% dos entrevistados o conhecem, significa que as pessoas ainda não sabem quem é Fernando Haddad, muito menos que ele é o candidato do PT e de Lula.

A linha política da campanha é boa e pode pegar: o governo Lula/Dilma mudou a vida das pessoas, aumentou o salário, mudou a educação, tirou milhões da miséria, seria como se dentro de casa tudo estivesse indo bem, mas, da porta para fora (na cidade), um caos completo. Como Kassab é considerado o pior prefeito do Brasil, Serra abandonou a cidade e o PSDB governa o Estado, fica difícil não concordar.

A conclusão é a seguinte: encaixemos São Paulo no Brasil, pois, se todo o país ta mudando, como a cidade mais rica ta piorando?

Haddad tem 7m39s de tempo de TV, ao seu lado está o maior fenômeno político eleitoral da história de nosso país, que depois do câncer parece ter ficado ainda mais forte. Mesmo Dilma não estando no programa de TV o ex-presidente Lula tem citado seu nome constantemente, por tanto, se Lula é Haddad, Dilma também é.

O processo do mensalão até o presente momento nem triscou na figura de Fernando Haddad, talvez não prejudique mesmo, mas, é um caso em aberto, aguardemos o seu desfecho.

Por fim, não subestimo as forças reacionárias da cidade de São Paulo, mas, os mesmos é que subestimaram a inteligência e paciência de nosso povo, se não cairmos na tentação de responder as baixezas que aí virão com o desespero de José serra e apresentarmos nosso projeto ao povo, não tenho dúvidas, dia 7 de outubro vamos para o 2º turno e será em 1º lugar.

* Ismael Cardoso é diretor de Comunicação da UJS