Esquiva ganha prata e é o maior boxeador brasileiro em Olimpíadas

O sonho brasileiro de conquistar uma medalha de ouro olímpica no boxe foi adiado mais uma vez neste sábado (11). Finalista na categoria peso médio (75 kg), o capixaba Esquiva Florentino Falcão foi superado pelo japonês Ryota Murata pelo placar de 14 a 13 e faturou para o Brasil a inédita prata.

Esquiva - Reuters

A exemplo do mundial do ano passado, quando se enfrentaram na semifinal, Murata controlou melhor a distância e aplicou golpes mais contundentes, superando o filho de Touro Moreno com larga vantagem no placar.

Com o resultado, Esquiva Florentino se tornou o maior boxeador brasileiro de todos os tempos ao superar Servílio de Oliveira, que faturou o primeiro bronze para a modalidade nas Olimpíadas da Cidade do México, em 1968.

Desde então, os pugilistas brasileiros não subiam ao pódio dos Jogos. Jejum de 44 anos que foi quebrado não apenas por Esquiva, mas também por seu irmão Yamaguchi, que ficou com o bronze entre os meio-pesados (81 kg), e pela baiana Adriana Araújo, que também volta para o Brasil com um terceiro lugar no pódio olímpico.

A luta

Depois de alguns segundos de estudo no centro do ringue, os lutadores partiram para o ‘infight’ e trocaram fortes golpes em proximidade, estilo preferido do japonês, que soube usar melhor seus uppercuts e abriu vantagem de 5 a 3 no primeiro round.

Na etapa seguinte, Esquiva mudou de tática e procurou girar mais no ringue, sendo perseguido pelo rival que chegou a imprensá-lo nas cordas em duas oportunidades.

Mas, com precisão nos jabs, o brasileiro conseguiu pontuar o suficiente para equiparar a disputa e anotou ligeira vantagem na pontuação: 5 a 4 no round para o Esquiva, mas 9 a 8 para o japonês no total.

Precisando reverter o placar, o capixaba tentou imprimir o ritmo, mas acabou sofrendo com os contragolpes do japonês e demonstrando cansaço, principalmente após levantar a plateia com suas tentativas insesantes de nocaute. Empate em 5 a 5 no último assalto e placar final de 14 a 13 para Murata.

Fonte: R7