O rap não é pop; é carne viva

Tirar algo do nada é a arte do rap. Esta foi a inspiração de Something from Nothing: The Art of Rap, documentário recém-lançado pelo rapper e ator Ice-T. Tem co-direção de Andy Baybutt e aborda o fenômeno mundial da música, além de incluir entrevistas imperdíveis com os grandes nomes do gênero.

Ice-T e sua nova produção

Ice-T, o rapper de 54 anos – cujo nome verdadeiro é Tracy Marrow – conseguiu conversar com seus artistas favoritos, como Dr. Dre, Eminem e Kanye West nesta sua estreia no cinema como diretor.

Sobre Eminem, comenta:

"Foi difícil contar com ele por causa de sua agenda, mas quando consegui , eu estava com ele o dia todo. Eminem foi bem profundo, começou a falar sobre questões pessoais, sobre overdose e coisas que muitas pessoas não sabem ", lembrou o diretor.

A inspiração de Eminem

Ice-T, que á “fã” também além de artista, conta mais sobre os bastidores da gravação:"Eminem falou também sobre Treach, foi muito interessante. Treach é conhecido por ser um dos melhores rappers da história, mas, você sabe, quem imaginaria que ele fosse a inspiração do Eminem?"

O diretor, que se reuniu com a realeza do rap Raekwon, Chuck D e Melle Mel na estreia europeia de seu filme no Hammersmith Apollo, de Londres, revela sua principal intenção: “Eu queria fazer um filme que explica a arte e habilidade de fazer rap”.

Acrescenta: "Eu sempre quis dirigir um filme que mostrasse como a cena rap havia mudado muito e se tornou muito pop. Eu senti que as pessoas foram esquecendo o verdadeiro significado do rap", denunciou. E acrescentou: "Minha intenção com o filme era tentar fazer as pessoas verem o Hip-Hop com o que eu estava envolvido quando atuava, em carne viva."

A grande mensagem do filme é que o rap é do povo, nasce nas ruas e transforma o mundo! 

O documentário foi gravado em estúdio e também nas ruas de Nova York, Los Angeles e Detroit. O filme foi oficialmente selecionado para o Festival de Sundance, onde foi apresentado em avant-première em janeiro de 2012. Chegou aos cinemas nos EUA em 15 de junho e estreou em 20 de julho no Reino Unido. Logo desembarcará em terras brasileiras.

No centro dos holofotes e dos interessas da imprensa norte-americana, principalmente às vésperas das eleições presidenciais, Ice-T tem dado uma série de entrevistas, sempre contundentes e mostrando como a política está ligada à música e ao movimento do Hip-Hop.

Ele fala de Obama com ressalvas, o primeiro presidente negro da história dos EUA não governou para a maioria que o elegeu.

Veja o trailer, ainda sem legendas: