Encontro de Comunicação questiona pressa de Helio Costa

Os participantes do Encontro de Comunicação, que se encerra nesta sexta-feira (22) na Câmara dos Deputados, questionaram a convocação de uma Conferência Nacional sobre o tema já em agosto, commo quer o ministro Hélio Costa (Comunicações). Eles alegam que

Helio Costa não compareceu em nenhum momento ao Encontro de Comunicação, que reúne entidades e movimentos empenhados na democratização da mídia. Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério das Comunicações confirmou que o ministro Hélio Costa dialogou com o Congresso Nacional sobre a possibilidade de o encontro ser realizado em agosto.



Intervozes: “Não estamos inventando nada”



O militante do organização de defesa do direito à comunicação Intervozes, Jonas Valente, também avaliou como equivocada a idéia de marcar uma Conferência Nacional em agosto. “Defendemos que ela seja constituída enquanto um processo que incorpore as contribuições da sociedade”, disse. Segundo Valente, uma conferência realizadas às pressas atrapalharia a lógica das contribuições sociais para a definição de políticas para o setor.



“Não estamos inventando nada novo”, afirmou. “Estamos nos baseando em conferências que existem como a segurança alimentar e Saúde, por exemplo. Nelas existem etapas preparatórias que acumulam para uma síntese em que a sociedade e governo pensam as linhas gerais para as políticas de cada setor”.



Erundina defendeu uma moção contrária à iniciativa. “Uma iniciativa tomada por um órgão do governo que tem pouca relação com atores da sociedade que militam na área (em referência ao Ministério das Comunicações) é preocupante e pode atrapalhar muitos os processos democráticos”, afirma Erundina.



Na abertura, críticas ao monopólio



“São necessários não menos que oito meses para fazer um debate”, concorda o deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. “Se o ministro diz que essa conferência será em agosto ele está agindo de forma equivocada”, ressaltou. “Como faz conferência sem ouvir as bases, sem ter encontro municipais, estaduais, sem um processo democrático?”, pontuou.



O Encontro Nacional de Comunicação – Na luta por Democracia e Direitos Humanos, no auditório Nereu Ramos da Câmara, foi convocado expressamente para estabelecer bases para uma Conferência Nacional de Comunicações. Participam do evento parlamentares, representantes do governo federal e da sociedade civil. A abertura foi marcada por críticas ao monopólio das comunicações no país e por pressões por uma Conferência Nacional de Comunicação representativa e preparada nas bases. Ao contrário de Hélio Costa, participaram da abertura os ministros Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) e Paulo Vanucchi (Secretaria  de Direitos Humanos).



Da redação, com agências