Representante da Presidência da República visita Fundação Aperipê

O jornalista Eduardo Castro, assessor especial do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, visitou nesta quarta-feira (20) a sede da Fundação Aperipê.

Castro, que é membro do grupo executivo responsável pela implantação do futuro Sistema Nacional de TV Pública, veio a Aracaju para tratar pessoalmente com a diretora-presidente da entidade, Indira Amaral, sobre os encaminhamentos que a Fundação Aperipê está tomando para
fazer parte da nova rede.


 


Durante a visita, a Aperipê oficializou sua intenção de fazer parte da cadeia a ser formada pela fusão da TVE Brasil e da Radiobrás, somada a diversas emissoras regionais – que já está sendo chamada extra – oficialmente de TV Brasil. O encontro também serviu para que o assessor, em nome do ministro Franklin Martins, convidasse oficialmente a diretora Indira Amaral para participar da primeira reunião entre as emissoras interessadas em participar da TV Brasil, a ser realizada em julho, além de conhecer a realidade local.


 


Pela manhã, o assessor foi apresentado a diretores e funcionários e conheceu de perto as instalações do sistema Aperipê de TV e rádios. O representante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República observou a necessidade de maiores investimentos na estrutura operacional da emissora.


 


Uma das preocupações compartilhadas pelo representante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e a diretora-presidente da Fundação Aperipê foi a capacidade de cobertura que a Aperipê TV possui em Sergipe. Atualmente, a emissora atinge 39 municípios do Estado, contando com um satélite para chegar até o município de Canindé do São Francisco. A intenção é que, em breve, a TV cubra todo o Estado via satélite. A necessidade de maior investimento no núcleo jornalístico também foi apontada.


 


“A atual estrutura exige modificações, que vêm sendo feitas desde a mudança do governo”, explicou a diretora Indira Amaral. “Estamos discutindo futuras parcerias que possam colaborar nesta nova etapa, mas sempre que possível trabalhando com estrutura própria”, disse a diretora-geral da Aperipê TV, Cláudia Endlein.


 


O assessor especial do ministro Franklin Martins saudou a iniciativa da rede pública sergipana de, mesmo enfrentando limitações técnicas e de equipe, realizar a cobertura dos festejos juninos em 20 municípios sergipanos, sendo 6 em transmissão direta. “A idéia é produzir cada vez mais manifestações que valorizem a identidade cultural”, destacou Eduardo Castro.


 


À tarde, Eduardo Castro participou de uma conferência informal com a equipe do sistema Aperipê com o objetivo de debater a transição para a rede de TV pública digital brasileira. A Aperipê TV foi a primeira emissora pública nordestina a receber a visita do jornalista, que até a próxima sexta-feira visitará Salvador (BA) e Natal (RN).


 



Fonte: ASCOM/Fundação Aperipê