Barghouti pede eleições para restaurar unidade palestina

O ex-ministro de Informação Mustafa Barghouti, da Iniciativa Nacional Palestina, defendeu nesta quarta-feira (20) que a única saída para a crise atual é a realização de eleições democráticas o mais cedo possível. Barghouti afirmou que a continuação da cri

Barghouti recusou um cargo no governo nomeado de Salam Fayyad, instalado pelo presidente Mahmud Abbas depois deste demitir o governo de unidade presidido por Ismail Haniyeh, e de colocar na ilegalidade o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).



Para Barghouti, é necessário esperar que a situação se acalme e formar um governo temporário que conduza a Palestina a novas eleições, que garantam também a unidade entre a Cisjordânia e Gaza e a segurança de todos os palestinos.


 


Barghouti insistiu que os palestinos não devem esquecer que é a ocupação que destrói a terra e o futuro dos palestinos, e que o objetivo da luta é pôr fim à ocupação. “Todos os palestinos devem unir-se para proteger a geografia e a demografia da Palestina e rejeitar os planos israelenses de impedir a criação de um Estado palestino plenamente soberano”.