Projeções indicam necessidade de mudar regras da Previdência

O Ministério da Previdência Social apresentou, nesta terça-feira (19), aos representantes do Fórum Nacional de Previdência Social, projeções de longo prazo apontando que, caso não seja feita nenhuma modificação nas regras atuais, não há garantias de qu

Segundo o secretário de Previdência Social, Helmut Shwarzer, em 2050 a necessidade de financiamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) poderá chegar a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2006, a necessidade de financiamento do RGPS foi de 1,8% do PIB e a projeção é de que, em 2007 atinja 1,84%.



Foram projetados sete cenários distintos, levando em consideração aspectos como, a maior formalização e maior presença das mulheres no mercado de trabalho, redução da probabilidade de benefícios por invalidez, ganhos econômicos proporcionados por medidas de gestão do auxílio-doença, aumento significativo na recuperação de créditos e dois cenários de crescimento econômico. ”Os diversos cenários mostram que as medidas de gestão podem ajudar a manter o sistema, mas não resolvem o desequilíbrio financeiro no longo prazo”, disse Schwarzer.



O secretário frisa que é preciso modificar as regras previdenciárias para as pessoas que entrarão no mercado ou a Previdência Social será insustentável. “Não queremos chegar a uma situação em que a possibilidade de crescimento no futuro seja restringida por não tomarmos as medidas necessárias hoje. Se não fizermos nada, vamos passar a responsabilidade deste financiamento para nossos filhos”, afirmou Schwarzer.



Novas discussões



Na próxima reunião, marcada para 3 de julho, representantes dos trabalhadores e dos empregadores, que participam do Fórum, apresentarão as propostas de alteração nas regas da Previdência de cada uma das bancadas.



E na quinta-feira desta semana (21), a Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para detalhar o funcionamento do Fórum Nacional de Previdência Social, discutir sobre a atual situação da Previdência Social Brasileira e a necessidade de uma nova reforma constitucional. Os convidados para o evento são o Secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Helmut Schwarzer e o Vice-Presidente de Comunicação Social da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social – ANFIP, Ovídio Palmeira Filho.



Fonte: Ministério da Previdência