PT e PCdoB fecham chapa majoritária em Palmeira dos Índios

Realizou-se na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira dos Índios, na tarde da última quarta-feira (27/06), a Convenção em que o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) definiram que marcharão juntos na eleição majoritária de outubro.

Alagoas

Tendo a deputada estadual Patrícia Sampaio (PT) como candidata à prefeita e o jornalista e advogado Vladimir Barros (PCdoB) como seu vice, o grupo ficou composto ainda pelos partidos PDT, PSD, PSC, PPS, PSDC, PV que estarão unidos na luta pelo Executivo palmeirense.

O evento contou com as presenças do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), do ex-deputado estadual Paulão (PT), do ex-deputado federal Jurandir Bóia (PDT), militantes e dirigentes dos partidos coligados, do Delegado Regional do Trabalho, Heth César, de lideranças políticas do Estado e, também, do vereador Gileninho Sampaio (PTB). Centenas de pessoas estiveram presentes na Convenção.

A surpresa maior foi a presença da deputada federal Célia Rocha (PTB) que declarou apoio à chapa de oposição ao atual prefeito da cidade, James Ribeiro (PSDB). Célia, mesmo filiada ao PTB, que tem o candidato Petrúcio Barbosa na disputa pela Prefeitura de Palmeira, preferiu ficar no palanque do PT/PCdoB. Em seu discurso, Rocha – que é candidata à prefeita em Arapiraca – garantiu ainda o apoio do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), ao grupo de Patrícia Sampaio e Vladimir Barros.

Célia Rocha destacou a necessidade de mudança na gestão atual e o desejo da presença de mulheres nas administrações municipais. “Temos que fazer uma dobradinha com mulheres em Palmeira e Arapiraca. Apoio a candidatura de Patrícia, como prova disso prestigiei sua convenção e iremos caminhar juntas”, destacou a deputada.

O ex-governador Ronaldo Lessa afirmou: "Estou aqui porque defendo um grupo oposicionista que deve se unir para devolver à cidade o nome de Princesa do Sertão, acredito que esse momento é o primeiro passo para uma caminhada destinada à melhoria da qualidade de vida da população palmeirense".

Em discurso bastante aplaudido o candidato a vice-prefeito Vladimir Barros (PCdoB) enalteceu a parceria necessária para o progresso do município a partir de 2013 com uma prefeita do PT à frente da gestão palmeirense.

Vladimir Barros, que foi suplente na candidatura ao Senado do presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim, nas últimas eleições, disse que Palmeira está no atraso há vinte anos. “Esta eleição é emblemática para mim porque faz vinte anos que meu pai – Ivan Barros – foi candidato a prefeito e já naquela época pedia ao povo para cair na real. O povo não entendeu a mensagem e Palmeira passou privações, com o funcionário da prefeitura tendo que mendigar na feira porque a Prefeitura passou 12 meses sem pagar os salários. Hoje Palmeira corre o mesmo risco porque esse primeiro mandato – citando a gestão de James Ribeiro – já foi desastroso e teve quinze greves em apenas três anos. E um prefeito que não respeita o funcionário não pode ser gestor de uma cidade. O governo de James foi "testado e reprovado", acrescentou Vladimir Barros.

Em seu discurso, Patrícia Sampaio disse que “Palmeira dos Índios precisa ser resgatada para dias melhores. A cidade precisa respirar ares de progresso e voltar a ser destaque no cenário alagoano”. Reafirmou o compromisso com Palmeira dizendo que pretende transformar vários projetos em ações, e que “o município terá condições de receber mais recursos federais porque iremos fazer uma gestão com responsabilidade”.

O evento foi finalizado com a apresentação dos candidatos dos partidos que sustentam a candidatura de Patrícia Sampaio: além do PT, o PDT e PV na primeira proporcional. Na segunda proporcional, PSD, PSC, PPS e PCdoB. A chapa terá 44 candidatos à Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios.