Doze partidos lançam Ronaldo Lessa à Prefeitura de Maceió

Na manhã deste sábado (30/06) foi realizada no Clube Fênix Alagoana, na Praia da Avenida, a convenção municipal dos partidos que formarão a coligação em torno da candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) à Prefeitura de Maceió.

Alagoas

Centenas de pessoas estiveram presentes à Convenção da frente que reunirá 12 partidos. A candidatura de Ronaldo Lessa (PDT) e seu vice, o ex-secretário municipal de Infraestrutura da atual administração de Maceió, Mosart Amaral (PMDB), é sustentada pela coligação formada pelo PDT, PMDB, PCdoB, PT, PTB, PV, PSD, PRTB, PTC, PHS, PRP e PEN.

À mesa, além dos candidatos Ronaldo Lessa e Mosart Amaral, estavam os líderes dos partidos, os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB), Eduardo Bomfim (PCdoB), Augusto Farias (PSD), Jurandir Bóia (PDT), os presidentes municipais do PCdoB, MIrelly Câmara e do PT, Estevão Oliveira, além do atual prefeito Cícero Almeida.

A convenção contou com a presença ainda de inúmeras lideranças populares, sindicais, da juventude, parlamentares, além de candidatos às eleições à Câmara de Vereadores, candidatos a prefeito em diversas cidades do estado de Alagoas, dirigentes e militantes dos partidos convencionais, uma verdadeira multidão entusiasmada com a batalha eleitoral que se inicia.

Os presidentes municipais dos partidos da coligação se pronunciaram, dentre os quais a presidente municipal do PCdoB em Maceió, Mirelly Câmara, que manifestou o apoio do Partido a esta coligação ampla, em que todos os partidos marcharão juntos, em torno da candidatura que tem o apoio do povo de Maceió, da juventude, das mulheres, dos trabalhadores.

Eduardo Bomfim, presidente estadual do PCdoB, destacou a formação desta frente ampla para Maceió, um campo democrático, com grande respaldo popular, com a presença de partidos de feição progressista, salientando a presença do prefeito Cícero Almeida, com uma gestão vitoriosa, com altíssimo índice de aprovação. Afirmou que para continuar mudando Maceió, cidade extraordinária com um povo generoso, seguramente esta frente sairá vitoriosa, num passo importante para a conquista do governo do estado nas eleições de 2014.

O senador e ex-presidente Fernando Collor garantiu o apoio dos 58 candidatos a vereadores da coligação proporcional do PTB ao candidato do PDT, numa frente ampla pelo bem de Maceió. O senador enfatizou a ideia de uma Maceió cada vez melhor, exaltou a competência de Cícero Almeida à frente da cidade nos últimos anos e afirmou que Lessa e Mosart terão a missão de dar continuidade ao trabalho que Almeida realizou nos últimos anos, destacando que essa mudança foi resultado do forte apoio do ex-presidente Lula e de Dilma Rousseff.

O senador Collor disse ainda ser uma vergonha o ano letivo estadual não ter sido se iniciado, em pleno final do mês de junho, “um reflexo da incompetência da atual administração do governador do Estado”. “A nossa realidade não permite que façamos testes ou experiências. Precisamos trazer o que já deu certo. Lessa é o nosso nome", concluiu.

O senador Renan Calheiros disse que Maceió vive um momento histórico com a candidatura de Ronaldo Lessa, “12”, exatamente o número de partidos que apoia esta chapa. Segundo Renan, Ronaldo é “um ex-prefeito e ex-governador preparado, que dará continuidade ao trabalho de Cícero, com Mozart Amaral sendo elo, ponte e união entre a administração Cícero, por sua experiência como secretário de Infraestrutura, com a futura administração de Lessa”. “Cícero é o melhor exemplo de que quando se quer fazer, se faz. Um homem do povo, que enfrentou preconceitos e saiu como o melhor prefeito de todos os tempos que Maceió já teve”, enfatizou. Renan garantiu ainda participar da campanha de Lessa com o mesmo entusiasmo até o dia da eleição.

Renan lembrou que em 2017 Alagoas festejará o bicentenário de sua Independência, dizendo não ter sentido vivermos com a atual realidade do Estado. “Alagoas precisa chegar lá com índices diferentes dos que hoje nós amargamos”.

O candidato a vice na chapa de Lessa, Mosart Amaral, declarou que “a força desse povo maravilhoso recarrega minha bateria para os próximos quatro anos para continuar o trabalho da gestão de Cícero Almeida”. "Estamos aqui graças ao trabalho ímpar de Almeida na prefeitura de Maceió. Vamos continuar sua gestão e a sociedade maceioense vai ganhar ainda mais. Nossa cidade será referência no Nordeste do Brasil”, entusiasmou-se.

O atual prefeito Cícero Almeida (PP) afirmou que estava presente como eleitor, como cidadão, porque seu partido está em outra coligação, afirmando que há um ano, vem pedindo “gentil e educadamente, desfiliação do partido”, pedido até agora negado. Assegurou de maneira irrestrita seu apoio à chapa PDT-PMDB à Prefeitura de Maceió. Cícero Almeida entregou a Ronaldo Lessa e pediu que fosse lida a carta escrita pelo deputado federal João Lyra em que pede ao incondicional amigo Cícero Almeida que decida o rumo do partido na campanha à prefeitura, confirmando o apoio do PSD à candidatura de Ronaldo Lessa.

Almeida destacou ainda que, nesta campanha, não usa mais a expressão “mudar Maceió”, mas sim continuar transformando a cidade. Lembrou-se do dia em que há 8 anos lançava sua candidatura, dizendo que acredita não só no grupo, mas no que pode ser feito para a capital de Alagoas. Afirmou que confia que o grupo representado pelos mais brilhantes partidos aqui presentes vai tratar do crescimento da capital de Alagoas.

Ronaldo Lessa agradeceu às centenas de pessoas que lotaram o ginásio do Clube Fênix, fazendo menção especial a cada um dos 12 partidos que compõem a coligação. Relembrou a transformação que Cícero Almeida promoveu na capital, destacou a importância do trabalho que o senador Renan vem fazendo por Alagoas, e também o senador Fernando Collor, contando que, por diversas oportunidades, estiveram em palanques opostos, como no episódio recente vivido em 2010, quando ambos buscavam o governo do estado, no primeiro turno. “No segundo turno, o Collor me apoiou sem eu pedir. O que estamos formalizando nesta coligação é o maior exemplo de civilidade e de democracia que este Estado pode ver”, concluiu.

“Vamos implantar a jornada integral de ensino nas escolas de Maceió e colocar a Guarda Municipal e a SMTT para funcionarem como órgãos de apoio no combate à violência. Combater a criminalidade não é uma função apenas do Estado. A Prefeitura tem que fazer a sua parte criando projetos de geração de emprego e renda para quem mora nas grotas e favelas, colocando iluminação nas ruas, calçando os bairros, educando o seu povo”, afirmou Lessa.
Garantiu que dará continuidade a projetos do atual prefeito que não puderam ainda ser realizados, afirmando que seu maior compromisso é com a cidade e com a população. “Temos que ter a humildade de saber que quem está na política deve servir e não ser servido”.

A Convenção foi encerrada em clima de grande entusiasmo para a campanha que se inicia.

Representando a direção nacional do PCdoB, esteve na Convenção eleitoral o membro do Comitê Central, Sérgio Barroso.

De Maceió, Selma Villela.