Lula: noticiário só de “coisa ruim” tira turistas do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta quarta-feira (13), a imprensa brasileira. Segundo ele, o noticiário veiculado pela mídia relaciona áreas turísticas do país a casos de violência. É tanta “coisa ruim” que, diz Lula, desestimu

A reclamação do presidente foi tornada pública pela Agência Brasil, órgão de divulgação oficial do governo federal. “O que a gente vê de bonito na imprensa brasileira? Não tem. Se fala do Ceará, é morte. Se fala da Bahia, é morte”, disse Lula. “Ele (o cidadão) fala: 'Eu não vou sair daqui, não, eu vou ficar dentro de casa'. E ainda olha para ver se não tem uma fresta para não ter uma bala perdida.”


 


Na opinião do presidente, “essa é uma parte da história do país – mas há uma outra parte que nos motiva a viajar. Nós não temos essa provocação”. A reclamação fez parte do discurso de Lula na cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, em Brasília, da qual participou também a ministra Marta Suplicy, do Turismo.


 


“Meu caro Binho”


 


Lula afirmou que os governadores devem fazer propaganda dos pontos turísticos de seus estados – e criticou os opositores que consideram esse tipo de atividade um mau uso do dinheiro público.


 


A Binho Marques, governador do governador do Acre presente à solenidade, declarou: “Meu caro Binho, se você quiser que o Acre seja conhecido, você tem que colocar propaganda do Acre em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais. Não basta falar bem do Acre dentro do Acre. Os acreanos já sabem”.


 


“Agora, se fizer isso, vão dizer que está gastando dinheiro. Já vem o Ministério Público abrir um processo, já vem um deputado da oposição criticar, já vai fazer um monte de coisa. Neste país, ainda há um tipo de gente que precisa ter muita desgraça para ele existir.”


 


Infra-estrutura


 


Lula afirmou que o país necessita investir em bons hotéis e restaurantes para atrair os turistas. “Não tem turismo em favela, em palafita. Turista não gosta disso”, comentou o presidente. “Turista gosta de monumentos históricos, de museus, de restaurantes bons. Todas essas coisas nós precisamos criar.”


 


Após as críticas, feitas de improviso – e em tom de desabafo -, o presidente anunciou que vai destinar verba publicitária para “divulgar” as belezas do Brasil. Na opinião do presidente, toda essa preocupação é necessária porque a decisão do turista de sair de casa e viajar é complexa – e envolve até mesmo o desenvolvimento de um “estado de espírito” adequado.


 


“Sair de casa é efetivamente um estado de espírito. Você tem que estar convencido, você tem que levantar, e tudo dentro de casa tem que estar com energia positiva”, disse o presidente, que brincou: “A mulher tem que acordar: 'amorzinho, vamos'. Se ela começar xingando, o marido já não vai. Já bota o cuecão e fica deitado ali mesmo”.