Comitê estadual do PCdoB-Alagoas se reúne com direções municipais

Aconteceu neste sábado, 26/05, no Hotel Colonial, na Ponta Verde, em Maceió, reunião da direção estadual do PCdoB/AL com os comitês municipais, para discussão do projeto político-organizativo e eleitoral do Partido em Alagoas.

Alagoas

O presidente estadual do Partido, Eduardo Bomfim, abriu a reunião, destacando que o PCdoB é um partido diferenciado, com 90 anos de história, de luta pela transformação e avanços no Brasil.

Bomfim falou a respeito das próximas eleições, para as quais vem se conformando um arco de alianças que reúne PCdoB, PDT e PMDB, em Maceió, onde o Partido já discutiu o apoio à candidatura de Ronaldo Lessa (PDT) a prefeito, com o vice do PMDB, Mozart Amaral, assim como em Arapiraca e Penedo, acrescentando que não é rígida essa composição, que se deve buscar nos demais municípios o que se identifica como melhor para o desenvolvimento daquele município. Enfatizou que o mais importante é a soberania do PCdoB, livre da submissão a caciques locais, independente econômica e politicamente de grupos tradicionais no mando da política municipal.

Bomfim destacou a importância das discussões que o Partido já promoveu e dos documentos que aprovou, e que constam da publicação “Alagoas os grandes desafios – documentos do PCdoB/AL 2011”, que contém uma análise da situação e dos problemas e desafios do estado, e propostas para um Novo Projeto de Desenvolvimento para Alagoas, instrumento importante para as direções e candidaturas do PCdoB em todos os municípios alagoanos.

Afirmou que tem certeza que o PCdoB/AL sairá de 2012 com uma nova radiografia, um Partido representativo dos trabalhadores, das mulheres, da juventude, um pouco a expressão da sociedade brasileira, capaz de acompanhar e intervir na realidade. Saudou a todos, neste que será um ano de grandes batalhas e grandes vitórias.

Em seguida, o secretário estadual de Organização, Sinval Costa, fez um balanço político organizativo, lembrando o que já havia afirmado de que 2011 foi um ano de semeadura e que 2012 será o da colheita.

Sinval destacou os encontros nacionais de organização, as comemorações pelos 90 anos do Partido, em especial as tarefas dos dirigentes na implementação das resoluções do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido e a respeito dos Departamentos de Quadros.

Salientando como principal tarefa a definição da tática e do projeto político eleitoral para estas eleições municipais, a principal batalha neste momento, com o fortalecimento das direções municipais e das candidaturas do Partido, aproveitando a mobilização da população, buscando novas filiações.

Sinval relatou que o PCdoB está constituído em 40 municípios alagoanos, objeto de acompanhamento pela direção estadual. Acrescentou que foi instalada a Comissão Estadual de Organização em encontro realizado em Satuba, quando foram constituídos sete fóruns partidários, por região: Grande Maceió, Litoral Norte, Litoral Sul, Agreste, Região dos Quilombos, Sertão e Alto Sertão que serão acompanhados por membros da Comissão: Sertão, por Afrânio Jorge e Tomaz de Aquino – Pão de Açúcar, Olho D’Água das Flores, Santana do Ipanema, Canapi e Batalha; Alto Sertão, por Beth Lourenço e Nilton Roberto – Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Inhapi, Olho D`Água do Casado e Piranhas; Agreste, por Wagno Godez – Arapiraca, Palmeira dos Índios e Feira Grande; Litoral Sul, por Genival Cardoso e Valdice Rodrigues – Penedo, Piaçabuçu, Campo Alegre, Anadia e São Miguel dos Campos; Região dos Quilombos, por Edemir Moraes e Benedito Adelmo – União dos Palmares, Viçosa, Mar Vermelho, Capela e Colônia de Leopoldina; Litoral Norte, por Ítalo Guedes e Joelson Junior – Maragogi, Porto Calvo, Jacuípe, Matriz do Camaragibe, São Luis do Quitunde e Barra de Santo Antonio; Grande Maceió, por Sinval Costa e Alessandro Medeiros – Satuba, Marechal Deodoro, Pilar, Rio Largo, Messias e Santa Luzia do Norte.

Sinval relatou ainda as perspectivas de candidaturas majoritárias pelo PCdoB, de quatro candidatos a prefeito, com Duda Moreira em Capela, Padre Eraldo em Delmiro Gouveia, José Alfredo em União dos Palmares e a busca da reeleição de Cícero Titor em Satuba. São seis as pré-candidaturas a vice-prefeitos: Oscarzinho em Mar Vermelho, Roberto em Matriz do Camaragibe, Rita Romeiro em Santa Luzia do Norte, Vladimir Barros, suplente na candidatura ao Senado de Eduardo Bomfim nas últimas eleições, em Palmeira dos Índios, além da candidatura à reeleição de Eraldo em Major Isidoro e a apresentação pelo atual vice-prefeito em Marechal Deodoro, Dr. Petrúcio, de seu filho André para a composição da chapa majoritária.

Na disputa para as Câmaras de Vereadores, são 265 pré-candidatos, um grande avanço político organizativo alcançado. Foram discutidas ainda questões a respeito das convenções eleitorais municipais, que deverão se realizar no período de 10 a 30 de junho, e a necessidade da carteirinha nacional de militante do PCdoB, e da contribuição partidária, indispensável para o filiado votar e ser votado.

Pronunciaram-se ainda os demais componentes da mesa dirigente dos trabalhos, o vereador em Maceió, Marcelo Malta, e a dirigente da UNE, Cláudia Petuba, que destacaram a importância do debate qualificado nestas eleições. Cláudia Petuba considerou importante esse processo de acompanhamento pela direção estadual, salientando que este pleito municipal aponta para as próximas eleições estaduais e nacionais, quando o Partido nos municípios deverá estar afinado com o projeto do PCdoB tanto em Alagoas quanto nacionalmente.

Vários dirigentes municipais se manifestaram, apresentando uma análise do quadro em seus municípios, e todos eles destacaram os avanços conquistados nessa revitalização do Partido em Alagoas. Aqueles que se filiaram ao PCdoB nesse processo demonstraram que encontraram um ambiente de debate de ideias, em que foram bem recebidos, e falaram da sua disposição de intervir na realidade do município e enfrentar a batalha eleitoral com vistas ao crescimento e afirmação do Partido.

Alguns dirigentes falaram a respeito da composição do arco de alianças em seus municípios, em que a candidatura majoritária será do PSDB, por motivo de uma conjuntura local, destacando que o compromisso assumido se resume ao âmbito municipal, não estando o PCdoB comprometido nas próximas eleições de âmbito estadual e nacional, quando abraçará as candidaturas definidas pelo próprio Partido. Um deles foi Afrânio Jorge, presidente municipal do PCdoB em Pão de Açúcar, que destacou que o Partido está se reconstruindo no município, num processo de formação de uma chapa própria de candidatos a vereador, com 8 a 10 candidatos, com proposta de fazer uma campanha que tenha a identidade própria do PCdoB.

Outro município em que o candidato majoritário com o qual o PCdoB fará aliança será o PSDB, é o de Pilar, onde o vice-prefeito eleito, atual prefeito, veio a ingressar no PSDB. Givanildo, secretário municipal de Organização, afirmou que o Partido, fundado no município há apenas um ano, está preparando uma chapa forte para a Câmara Municipal, esperando eleger um grande número de vereadores. Fortalecido para o parlamento, o Partido pretende ter um nome forte para a majoritária em 2016. Após as eleições o PCdoB do Pilar pretende não perder sua referência, identificando as potencialidades de inserção e atuação em organizações sociais, associações de bairro, atuando como um partido de massas.

O presidente municipal do PCdoB em Rio Largo, destacando a situação em que se encontra o município, com o prefeito e quase todos os vereadores presos, falou do projeto do Partido de compor a candidatura majoritária, com o candidato a vice-prefeito.

Vários dos dirigentes que expuseram seu projeto político eleitoral municipal destacaram a importância da presença e do apoio das lideranças do Partido no estado, em atividades em seus municípios, em respaldo às candidaturas municipais do PCdoB.

Foram abordadas ainda as questões legais e normativas para as próximas eleições, numa demonstração tanto da direção estadual quanto das municipais e dos pré-candidatos de atenção e seriedade na preparação e qualificação para o pleito. Além da divulgação dos cursos que serão ministrados pelo TRE, houve troca de informações e experiências, num processo que se aprofundará até às eleições. No preparo político dos candidatos, direções e militância, foram entregues os materiais para o curso do Programa Socialista do PCdoB para aqueles que ainda estão por ministrá-lo em seus municípios.

De Maceió, Selma Villela.