Bush, Cheney, Rumsfeld e Blair são condenados por crime de guerra

A justiça internacional volta nesta segunda (14) a colocar no banco dos réus funcionários de governos anteriores dos Estados Unidos, por seu protagonismo na execução de torturas e crimes de guerra.

Um Tribunal de Crimes de Guerra, em Kuala Lumpur, Malásia, considerou culpados de crimes contra a humanidade, o ex-presidente George W. Bush (2001-2009), o ex-vice-presidente Dick Cheney e o ex-secretário de Defesa Donald Rumsfeld, informou o site digital Global Research.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e outros ex-altos funcionários implicados no início da chamada "guerra ao terror", em países como Iraque e Afeganistão, também foram acusados ​​de tais crimes.

Como um tribunal de consciência, o veredicto é meramente declaratório, mas tem o poder de enviar as evidências acumulada para as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança, assim como ao Tribunal Penal Internacional, disse a publicação.

Durante o julgamento, foram mostradas evidências que comprovam que Bush, Cheney e Rumsfeld deram luz verde para o uso da tortura, algo que inclusive reconheceram, destacou a publicação.

Fonte: Granma