Ministério habilita rádios comunitárias em Minas

O Ministério das Comunicações lançou (dia 12) um aviso de habilitação de radiodifusão comunitária para 60 municípios de Minas Gerais. Trata-se do quarto aviso que o MiniCom publica neste ano, seguindo o cronograma do Plano Nacional de Outorgas 2012/2013.

Rádio comunitária

As cidades contempladas ainda não têm nenhuma rádio comunitária outorgada. As entidades interessadas em executar o serviço em alguma dessas localidades têm 60 dias para se inscrever.

O coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do MiniCom, Octavio Pieranti, destaca que o aviso será conduzido diretamente pela Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em Minas Gerais, o que dará mais comodidade aos interessados em participar: “O objetivo é que fique mais fácil para as entidades terem vistas dos processos e acompanharem os trâmites”, explicou.

A meta do ministério é dar condições para que o serviço chegue a todo o país até o fim de 2013, com pelo menos uma emissora comunitária funcionando em cada município. Para isso, lançou, no ano passado, o Plano Nacional de Outorgas (PNO): um planejamento com a divulgação prévia de todos os avisos de habilitação a serem publicados num determinado período.

Ainda neste ano, prevê-se que mais nove avisos serão lançados. O próximo será em maio e atenderá a 69 municípios de todo o Brasil que já demonstraram interesse em prestar o serviço, mas que ainda não foram contemplados com avisos de habilitação. No ano que vem, serão outros 13 avisos. Ao todo, 1.425 novos municípios serão contemplados.

A relação completa das cidades, o formulário de inscrição, a documentação exigida e outras informações sobre o aviso de habilitação podem ser conferidas aqui na página eletrônica do Ministério das Comunicações.

Com informações do Ministério das Comunicações.