Metroviários fazem Café com Usuário na estação Sé

Com data base em 1º de maio, os metroviários em campanha salarial farão um ato público na estação Sé do Metrô, a partir das 17h desta segunda-feira, 4/6.

Tal manifestação é conhecida pela categoria como “Café com Usuário”, pois, na ocasião, são servidos café e biscoitos aos usuários que passam pelo local. Ao mesmo tempo, os metroviários distribuirão cartas abertas à população, explicando quais são as suas reivindicações na campanha salarial deste ano.


 


Mais Metrô


 


Os metroviários de São Paulo mantiveram em sua pauta de reivindicações encaminhada ao Metrô e governo do Estado a contratação de mais funcionários por meio de concurso público, investimentos na qualidade e segurança dos trens e estações, a construção de mais metrô, o combate à privatização da Linha 4 – Amarela e a manutenção do metrô público, estatal, de qualidade e com tarifa social.


 


É importante ressaltar que, principalmente a partir da implantação do Bilhete Único, a quantidade de usuários do Metrô aumentou consideravelmente. No entanto, o quadro de funcionários da Cia. foi mantido.


 


Por conta disso, também, os metroviários passaram a fazer horas extras excessivas e ficaram sobrecarregados. Como conseqüência, o número de afastamentos por licença médica também subiu, contribuindo ainda mais para a defasagem do quadro de funcionários.


 


Acidente da Linha 4 – Amarela, cinco meses depois


 


Nesta manifestação os metroviários também cobrarão do governo Serra a responsabilização e punição dos julgados culpados pela tragédia ocorrida na futura estação Pinheiros da Linha 4 – Amarela, em 12/1. Afinal, já se passaram cinco meses do ocorrido e a população continua sem informação, enquanto as empreiteiras continuam construindo a Linha.


 


Algumas das perguntas que continuam sem respostas são: qual o resultado das investigações? Que falhas foram apontadas nos laudos elaborados pelo IPT e empresas contratadas pelo Consórcio Via Amarela? Quem será responsabilizado? Qual a sua punição?


 


Negociações


 


Conforme o calendário de negociações acordado entre o Sindicato dos Metroviários e a Cia. do Metropolitano, nesta terça-feira, 5/6, pela manhã, acontecerá a última reunião da campanha salarial deste ano. Ali, serão tratadas as pendências das demais reuniões.


 


Às 18h30 a categoria se reunirá em assembléia na sede do Sindicato para avaliar as propostas feitas pela empresa.


 


Da assessoria de imprensa do Sindicato dos Metroviários de SP