Campanha tenta recuperar arquivos do 3º ENE

Ex-estudantes que participaram do 3º Encontro Nacional de Estudantes (ENE), reprimido pela ditadura militar em 4 de junho de 1977, em Belo Horizonte, vão aproveitar a confraternização que relembrará hoje os 30 anos do episódio para lançarem uma campanh

    De acordo com o ex-presidente do D.A. de Medicina, José Afonso Assis Cabral, que foi preso durante o 3º ENE e processado pela Lei de Segurança Nacional (LSN), os arquivos levados pela polícia continham documentos, atas e publicações do movimento estudantil e nunca foram devolvidos.


 


    Cabral disse que já discutiu o assunto com representantes dos atuais estudantes da Faculdade de Medicina, que demonstraram interesse em recuperar os documentos. Conforme o ex-estudante, que hoje é médico e militante do PT, a idéia é pedir que a Polícia Civil esclareça o paradeiro dos arquivos.


 


    Ontem, Cabral participou de um almoço de lideranças do 3º ENE no restaurante Rancho Fundo, no Buritis, quando foram lembrados os 30 anos da reunião. Compareceram cerca de 30 ex-estudantes, entre eles alguns que continuaram a militância política, como a vereadora Luzia Ferreira (PPS), na época líder estudantil, e o secretário de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, Murilo Valadares, que na ocasião presidia o D.A. de Engenharia da UFMG.


 


    Apesar de a reunião relembrar um episódio em que as forças democráticas da sociedade foram reprimidas, o clima era de alegria pelo reencontro com velhos companheiros. “A gente já tinha certeza que ia ser preso”, brincou Valadares. “Tudo deu errado, mas funcionou perfeitamente bem”, concluiu, referindo-se aos reflexos do movimento estudantil sobre a redemocratização da sociedade.


 


    O encontro de confraternização dos ex-estudantes está marcado para as 20 horas de hoje, no D.A. de Medicina, ao lado do prédio da Faculdade de Medicina, no Campus Saúde. Em um evento oficial de resgate da memória do movimento estudantil, o Projeto República da UFMG fará exposição de fotos às 19 horas, no Saguão da Faculdade de Medicina.


 


Fonte; Jornal Hoje em Dia