UJS amplia sua participação no movimento estudantil no Pará

Em meio às eleições de delegado para o Congresso da UNE nas Universidades particulares do Pará, a UJS e o movimento “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua” conquistaram vitórias importantes para o movimento estudantil. A primeira delas na terça-feira, dia

O resultado positivo na UEPA reflete o trabalho da última gestão do DCE, também dirigida pela UJS, que obteve importantes vitórias para os estudantes da Universidade e do Estado do Pará como um todo, como a aprovação da Lei que garante a meia-passagem no transporte intermunicipal para os estudantes que moram em um município e estudam em outro, de autoria da ex-Deputada Estadual, Sandra Batista, além de um recurso de R$ 500.000,00, a partir de emenda parlamentar da ex-Deputada Federal Socorro Gomes, que vai oportunizar a construção de um Restaurante Universitário, em um dos campus da UEPA, que, até então, era a única Universidade Pública do Estado sem R.U.


 


Outra vitória foi na UFPA, onde o DCE é dirigido há pelo menos 2 anos pelo PSOL, que aparelha a entidade e faz dela um verdadeiro comitê do partido. Nas eleições ocorridas nos dias 30 e 31 de março, a UJS, juntamente com PDT e PPS, compuseram a chapa “Bloco na Rua” e alcançaram 23% dos votos, ficando à frente do PT e do PSTU. O segundo lugar dá à chapa um número de cargos superior ao que a UJS tinha na gestão anterior, refletindo um crescimento de sua atuação na Universidade, já que a campanha e a expressiva votação alcançada pela chapa não permitiu ao PSOL chegar à sua meta de 60% de votos (o percentual obtido pela chapa “Um Passo à Frente”, do PSOL, chegou à 40% dos votos).


 


Além de serem importantes espaços para a luta no movimento estudantil paraense, nas duas maiores Universidades Públicas do Estado, a UJS confirmou assim a superação da meta de delegados do movimento “Eu Quero Botar Meu Bloco na RUA” no Pará, como já esperava a coordenação. 


 


 


 


De Belém,
Maira Nogueira