Sem categoria

Médicos adiam exames que confirmarão remissão do tumor de Lula

A equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar para a próxima semana os exames que avaliarão se houve remissão completa do câncer na laringe.

A avaliação estava marcada inicialmente para esta sexta-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, mas os médicos, explicou o oncologista Paulo Hoff, preferiram dar mais uma semana para Lula se recuperar de uma inflamação na garganta. Em dezembro, exames mostraram que o tumor, medindo cerca de três centímetros, já havia se reduzido em 75%.

Desta vez, para avaliar o resultado do tratamento, o ex-presidente deve ser submetido a laringoscopia e a um exame de imagem – tomografia ou ressonância magnética. O resultado dos exames sai no mesmo dia. A expectativa é a de que se confirme o desaparecimento do tumor.

Ao descobrir o câncer na laringe, em outubro de 2011, o ex-presidente iniciou o tratamento com três sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia, o que o debilitou e baixou sua imunidade.

Pneumonia

No início deste mês, Lula passou uma semana internado para tratar uma pneumonia, doença que, segundo os médicos, é considerada normal em pacientes submetidos à radioterapia. Após sair do hospital, Lula ainda teve de continuar tomando antibiótico por cinco dias. Por causa da recaída, o ex-presidente precisou restringir as visitas nos últimos dias para poupar esforços e, principalmente, a voz.

Fonte: O Estado de S. Paulo