90 anos do PCdoB com homenagem a Luciano e Marivone

Celebrando os 90 anos do Partido Comunista do Brasil, foi realizada sessão especial na Câmara Municipal de Maceió, na última segunda-feira (19), quando foi concedido o título de cidadão de Maceió para Luciano Siqueira e Maria Yvone Loureiro.

Alagoas

Com o plenário da Câmara lotado, com a presença de militantes, filiados e amigos do PCdoB, dos vereadores Théo Fortes (PTdoB) e Heloísa Helena(Psol), além do presidente da Casa, Galba Novaes (PRB) e do vereador pelo PCdoB, Marcelo Malta, que propôs a realização da sessão especial e da concessão dos títulos, foram comemorados os 90 anos de fundação do Partido, com a homenagem a duas expressivas personalidades que representam tão bem a vivência de luta e dedicação por toda uma vida pelas causas do PCdoB, do Brasil e pelo socialismo.

A mesa que dirigiu os trabalhos, sob a presidência de Galba Novaes, foi composta pelo presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim, pelo pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, representando a Universidade Federal de Alagoas, pela diretora da UNE e da UJS, Cláudia Petuba, por Sinval Costa, representando a CTB, pelo vereador Marcelo Malta, pelo vice-prefeito de Marechal Deodoro, Dr. Petrúcio, e pelos homenageados Luciano Siqueira, deputado estadual pelo PCdoB em Pernambuco, e Maria Yvone Loureiro, dirigente estadual do PCdoB em Alagoas.

Após a abertura da sessão e do discurso do vereador Marcelo Malta, que relatou o apoio e a boa acolhida à sua proposição, para aqueles que têm o respeito e o carinho da sociedade alagoana e do povo de Maceió, foi realizada a cerimônia de entrega dos títulos de cidadãos maceioenses a Luciano Siqueira e Marivone, em clima de grande alegria, com a participação de seus familiares, filhos, neto e irmã de Marivone e da esposa e filha de Luciano, que o acompanharam de Recife a Maceió para esse que foi também um encontro com amigos de longa data, companheiros todos de muitas jornadas de luta.

Maria Yvone Loureiro, a Marivone, natural de Viçosa/AL, expressou toda sua emoção ao receber a homenagem da cidade de Maceió, lembrando sua longa trajetória de luta, desde a militância na juventude, em Recife, a prisão pela ditadura, e a sua vida em Maceió, seu ingresso no PCdoB e sua participação em todos os momentos políticos, nos movimentos da luta das mulheres, sempre dedicada às causas libertárias, falando da gratificação pelo reconhecimento do sentido maior dessa luta.
Marivone afirmou que sua vida tem sido uma história marcada por muita solidariedade, citando dentre tantos alagoanos e maceioenses, a vereadora Heloísa Helena, de quem foi suplente quando de seu mandato no Senado da República.

Luciano Siqueira, natural de Natal/RN e vivendo em Recife/PE desde jovem, destacou que sua presença na Câmara de Maceió devia-se menos à homenagem que recebia, que agradecia muito, mas muito mais pela comemoração dos 90 anos do PCdoB. Afirmou que ao falar da história de sua vida e militância está sempre falando da história do PCdoB. Contou vários episódios vividos durante a clandestinidade a que foi obrigado, com Luci, sua companheira, em terras alagoanas, em Maceió e Santana do Ipanema, onde vivia como vendedor ambulante para se sustentar e contribuir com o Partido.

Luciano destacou o bom momento vivido pelo PCdoB, as propostas elaboradas pelo Partido para um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil, para a realização de reformas indispensáveis, que melhorem as condições de vida do povo brasileiro e que estabeleçam as condições para o avanço na construção do socialismo.

Eduardo Bomfim enfatizou a importância da homenagem a Luciano e Marivone, lembrando Brecht, que diz que aqueles que lutam por toda a vida, esses são os imprescindíveis. Destacou que neste momento em que o individualismo é tão difundido pela mídia hegemônica, é fundamental o exemplo desses que lutam e vivem, não por pragmatismo mas por uma causa, por generosidade e por idealismo. Afirmou que o PCdoB é um Partido que luta pelas causas do povo brasileiro, junto ao povo. Defendeu que o País busque a construção de um projeto civilizatório, não somente o crescimento econômico, num processo em que o PCdoB está ao lado de tantos outros partidos.

De Maceió, Selma Villela