Sem categoria

Wen Jiabao: Clamor dos árabes por democracia deve ser respeitado

Em entrevista ao jornal online China Daily nesta quarta-feira (14), o primeiro ministro da China, Wen Jiabao, disse que seu país persiste na cooperação com os países árabes e que os seus povos estão certos ao exigir democracia.

Na entrevista, o jornal assinala a longa história das relações entre a China e os países árabes, além de destacar a postura diferente da China em relação à Síria, em comparação com as potências ocidentais.

Indagado sobre qual é a razão por trás da posição do país na questão síria, Wen Jiabao afirmou que a China não tem um interesse próprio.

"A China fez o seu julgamento imparcial, com base em fatos. Em primeiro lugar, insisto, a morte de civis deve ser interrompida. Em segundo, a China respeita a exigência legítima do povo árabe de exigir mudanças, de exigir democracia. Terceiro, a China apoia a ONU e os esforços da Liga Árabe na mediação por uma solução pacífica.

Wen Jiabao destacou que essa posição da China existe porque o país tem profunda simpatia "para com as pessoas que sofrem" e que está comprometida com o trabalho humanitário lá.

"A demanda dos povos árabes pela democracia deve ser respeitada. É uma tendência que não pode ser contida", ressaltou Wen.

"A China e os países árabes têm consenso em vários pontos de vista e nós somos perseverantes em cooperar com eles. A posição da China vai ser entendida por outros países", finalizou.

Com informações do China Daily