Vietnamitas elegem 123 mulheres para Parlamento

A 12ª legislatura da Assembléia Nacional, o parlamento vietnamita, terá a participação de 123 mulheres, eleitas no último domingo (20), revelou nesta terça-feira (29) o Conselho Nacional Eleitoral do país.

A informação foi transmitida por Bui Ngoc Thanh, secretário-geral do CNE, em uma coletiva de imprensa preparada para anunciar os resultados das eleições legislativas, que foram disputadas por 876 candidatos, dos quais 269 eram mulheres.



O Vietnã é o líder de toda a Ásia em quantidade de mulheres deputadas, com 27,31% dos assentos da AN ocupados por mulheres. Com esses resultados, a porcentagem ampliou-se.



Thanh revelou também que os eleitores vietnamitas escolheram 493 deputados para a próxima legislatura, cujo mandato se encerrará em 2012. Além disso, foram eleitos os delegados provinciais e locais.



Entre os eleitos para a Assembléia Nacional figuram 153 deputados apresentados pelos organismos centrais do Estado e Governo, mais 340 entre os candidatos propostos nas províncias e cidades.



Quase 100% dos 50 milhões de eleitores foram às urnas no último domingo, fato que Thanh saudou como uma “festa eleitoral” para o país, que é habitado por 85 milhões de habitantes.



Thanh, que é também membro do Comitê Permanente do Parlamento, assinalou que resultaram eleitos à AN 87 representantes das minorias étnicas, dos quais 43 não são membros do Partido Comunista. Revelou também que o deputado mais velho tem 80 anos e o mais jovem tem 24 anos.



O primeiro período de sessões da 12.ª Legislatura abrirá suas portas em 19 ou 20 de julho próximo. A primeira grande tarefa da casa será eleger ou ratificar seu presidente e demais responsáveis, assim como escolher o presidente da República, o primeiro-ministro e vice-ministros, avaliando também a renovação do gabinete de governo.



Fonte: Prensa Latina