Sem categoria

Chávez, Raúl e Santos vão decidir sobre Cúpula das Américas

Os presidentes Raúl Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia) se reúnem nesta quarta-feira (7) em Havana, capital cubana. Em pauta, a próxima Cúpula das Américas, nos dias 14 e 15 de abril, em Cartagena, na Colômbia. A presidente Dilma Rousseff indicou que deve participar dos debates. Acompanhado da chanceler boliviana, María Angela Holghin, Santos chega a Havana depois de 13 anos sem visitar Cuba.

As informações são da Presidência da República da Colômbia. Nesta terça-feira (6), Santos disse que quer conversar com Castro sobre a participação dos Estados Unidos na Cúpula das Américas. Cuba e os Estados Unidos não têm relações políticas nem econômicas devido ao bloqueio imposto há quase meio século sobre Cuba.

Leia também

Colômbia negocia presença de Cuba na Cúpula das Américas

"Estamos indo para Cuba com duas finalidades: primeiro, ter a oportunidade de falar pessoalmente, como todos os bons amigos devem conversar, com o governo cubano, com Raúl Castro, sobre o tema de Cuba na cúpula”, disse o presidente colombiano.

Na conversa com Chávez, Santos disse que quer ampliar os acordos bilaterais que permitem intensificar o comércio entre a Colômbia e a Venezuela. "A segunda razão para essa viagem a Cuba está no encontro com o presidente Chávez”, disse ele. Nós tínhamos planejado uma reunião em março. Infelizmente, não pode ocorrer devido aos problemas de saúde do presidente.

Chávez está em Havana recuperando-se da segunda cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. De acordo com informações oficiais, o mandatário está se recuperando satisfatoriamente da operação.

Fonte: Agência Brasil