Luciana terá foto oficial na galeria de ex-prefeitos de Olinda

A deputada federal Luciana Santos (PCdoB – foto) será homenageada nesta quinta-feira (08), às 17h, com a aposição de sua foto oficial na galeria de ex-prefeitos de Olinda, instalada no Palácio dos Governadores, sede do Executivo olindense. A iniciativa é do gabinete do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) e coincide com as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Luciana foi prefeita de Olinda em dois mandatos consecutivos (2001 a 2008). Em 2000 foi eleita com mais de 107 mil votos, sendo a primeira prefeita comunista do Brasil. Em 2004, reelegeu-se, no primeiro turno, com cerca de 122 mil votos.

Como gestora pública, presidiu a Frente das Cidades Patrimônio Nacional, coordenou no Estado a Frente Nacional de Prefeitos e foi eleita Secretária Regional para a América Latina da Organização de Cidades Patrimônio Mundial, órgão da Unesco. Em 2006 recebeu o prêmio Prefeita Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq aos governantes que investem em políticas públicas para as crianças e os adolescentes. As políticas sociais desenvolvidas em seu governo levaram Olinda a ser escolhida pelo Unicef para instalar no município o primeiro Espaço Criança Esperança da Região Nordeste.

Em setembro de 2006 recebeu o prêmio “Expressão em Administração” concedido pela empresa Casado Administrador de Pernambuco (Cape) em parceria com o Diário de Pernambuco, para homenagear os administradores públicos que obtiveram sucesso no desempenho de suas funções. Ainda em 2006, recebeu o Prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho na categoria Prefeito Empreendedor.

Seu governo foi marcado pelo estímulo à participação popular, à inclusão social, à atenção especial à criança e ao adolescente, aos cuidados com a cidade, ao desenvolvimento econômico e à valorização do patrimônio cultural. Essas e outras iniciativas garantiram avanços importantes para o município e sua população, como o afastamento da ameaça de perda do título de Patrimônio da Humanidade, que pairava sobre a cidade em 2000. Olinda também contabiliza, nesse período, a melhoria de indicadores sociais importantes, como a redução de doenças infecto-contagiosas e de mortalidade materno-infantil.

Outro avanço importante obtidos nos oito anos em que governou Olinda é a redução em 80% do número de analfabetos no município. A forte atuação de Luciana Santos junto aos governos estadual e federal proporcionou a captação de recursos que garantiram a realização de obras estruturadoras no município, de forte impacto na melhoria da qualidade de vida da população, tais como a urbanização do V8/V9, da Ilha do Maruim e de mais quatro comunidades de baixa renda do município; embutimento da fiação no Sítio Histórico; requalificação urbana do Alto da Sé, do Largo do Fortim e da orla de Bairro Novo, entre outras intervenções.

Atualmente, Luciana é líder do PCdoB na Câmara dos Deputados e vice-presidente nacional do partido.

Serviço:

Aposição da foto oficial de Luciana Santos na galeria de ex-prefeitos de Olinda

Dia: 08 de março de 2012
Local: Palácio dos Governadores – Rua de São Bento, 123 – Varadouro/Olinda
Horário: 17h

Fonte Site de Luciano Siqueira