Sem categoria

Greve na USP: show protesto atrai 5 mil pessoas

Apesar da tentativa de impedir a entrada de caminhões com equipamentos de som na Cidade Universitária, o Show Protesto da calourada na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, aconteceu quarta-feira (29) à noite, atraindo cerca de cinco mil pessoas. A estimativa é da organização do evento, que contou com BNegão SoundSystem, Patife Band, Isca de Polícia, Tulipa Ruiz e Arrigo Barnabé.

show protesto na USP

Segundo o blog USP em Greve, estudantes do Comando de Greve da universidade pressionaram a instituição e, com apoio jurídico de advogados do movimento e do Centro Acadêmico 11 de Agosto, a reitoria acabou permitindo a entrada do equipamento de som e dos banheiros químicos para o show. Também foi garantida a venda de cerveja durante as apresentações.

Por volta das 11h de quarta-feira, um caminhão com banheiros químicos foi proibido de entrar na Cidade Universitária. Guardas universitários que estavam no portões afirmaram: “a ordem é proibir qualquer caminhão com algo relacionado à ‘festa’ de hoje à noite”.

"O que está ocorrendo desde ontem na USP nunca ocorreu antes. Caminhões sempre entraram e festas sempre foram realizadas", afirmam os organizadores no blog.

Um caminhão de som foi utilizado como palco, onde foi estendida uma faixa com um trecho da letra de música Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé: "Quem cala consente. Eu não me calo".

A reitoria declarou que apenas teria proibido a entrada de caminhões com cerveja por se tratar de uma norma interna da instituição. "Em relação aos equipamentos hoje, os caminhões foram barrados para averiguação, mas logo em seguida liberados para a entrada, a partir de um termo de responsabilidade assinado pelos organizadores da festa".

Segundo a instituição, a Prefeitura do campus não teria sido informada formalmente sobre a festa, o que deveria ter sido feito com 30 dias de antecedência para que fosse possível atender aos critérios de documentação técnica e de segurança. O show protesto vem sendo amplamente divulgado na Cidade Universitária e em redes sociais há algumas semanas.

Mais prisões

Quatro jovens foram detidos no campus Butantã da USP e levados para a 14ª DP por posse de drogas, na noite de terça-feira (28). Um estudante de 19 anos foi autuado por portar 0,4 grama de maconha e os outros três, de 18 anos, entraram na ocorrência como testemunhas. Todos foram liberados e o autor responderá ao processo. A quantidade apreendida é menor que uma unidade do doce tipo confete, que pesa 1g.

O departamento de imprensa da reitoria disse que o departamento não foi notificado sobre a ocorrência e nenhum registro na Guarda Universitária foi encontrado.

Vídeos do show protesto:

Com Blog USP em Greve