Rádios Comunitárias do maranhão realizam Plenária neste fim de semana

As rádios comunitárias maranhenses realizarão neste sábado uma plenária estadual

O jornalista Marcio Jerry, que integra a direção colegiada nacional da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias(ABRAÇO) informa que a plenária deste sábado dará seqüência ao processo de reorganização do movimento no Maranhão. No final do ano passado fizemos uma importante reunião aqui em São Luís, que entre outras coisas apontou a necessidade de realizar esta plenária, disse. Após a plenária, completa, deverão ser realizadas um Congresso e uma Conferência de comunicação comunitária.


 


Resistência – O Maranhão já conta com 113 emissoras comunitárias autorizadas pelo Ministério das Comunicações, mas a maioria ainda não têm o licenciamento. As emissoras convivem com a repressão da Anatel e Polícia Federal. De acordo com Márcio Jerry somente no ano passado foram lacradas mais de 800 emissoras em todo o país. Infelizmente o Estado brasileiro é lento no licenciamento das emissoras e muito ágil na repressão, denuncia Jerry.


 


O número já grande de emissoras comunitárias colocam novas discussões para o movimento. Uma delas é a necessidade de parcerias com os governos federal, estadual e municipais que assegurem a inclusão das emissoras nas políticas de veiculação.


 


Outro debate importante, de acordo com lideranças do movimento, é garantir que as emissoras cumpram o seu papel social de garantir a todos o direito à informação. A própria Associação de Rádios Comunitárias reconhece que muitas emissoras foram desvirtuada em seus princípios. Muitas comunitárias mais se parecem com picaretárias e isso precisa ser corrigido, aponta Jerry.