Jornalistas do Le Monde demitem presidente da empresa

Jornalistas do francês Le Monde votaram pela demissão de Jean-Marie Colombani, presidente-executivo da empresa, por não acreditarem na nova estratégia do empresário para recuperar o veículo. Colombani precisava de 60% de apoio na votação da terça

A SRM tem poder de veto sobre o cargo do jornal fundado em 1944, pois seus representados possuem mais de 30% do capital da empresa. “Foi uma verdadeira surpresa, porque ele bombardeou a redação com e-mails e conselhos sobre as razões pelas quais deveríamos votar nele. As pessoas estavam cansadas disso, e foi um tapa incrivelmente forte na cara,” afirmou Jean-Pierre Tuquoi, um dos 12 diretores da SRM.



Nem metade


Colombani tentava obter seu terceiro mandato no jornal com um plano para mudar o quadro de uma empresa que teve prejuízo de €14,2 milhões em 2006, com um faturamento 50% menor pelo segundo ano consecutivo. “Ele não conseguiu nem 50% [dos votos]. Ninguém achava que ele teria tão pouco”, completou Tuquoi.



O executivo não foi encontrado para comentar a derrota. O Le Monde comunicou que só se manifestará após reunião do conselho ainda esta semana.



Fonte: Reuters